Empresa iniciou uma nova fase de desenvolvimento com a introdução da unidade de peneiramento a seco R2500

R2500 é uma unidade de peneiramento estática primária capaz de processar mais de 500 t/h em operações de pedreiras, mineração e reciclagem, podendo ser integrado a um sistema de classificação novo ou existente, proporcionando aumento de eficiência. O R2500 é acionado por eletricidade, resultando em uma economia significativa de custos de combustível, além de uma operação mais silenciosa.


O R2500 foi projetado no novo Centro de Inovação da CDE na matriz da empresa, na Irlanda do Norte, e representa uma expansão da linha de produtos. Desde 2013, o foco tem sido o desenvolvimento de soluções de equipamentos capazes de processar acima de 500 t/h. Isso inclui a unidade de classificação M4500, de 450 t/h lançada no mercado internacional na Conexpo-CON/AGG em março de 2014.


“Reconhecemos uma oportunidade de atender melhor os nossos mercados de altas tonelagens, da forma mais eficiente, e de fornecer aos nossos clientes uma solução completa da CDE ao longo dos quatro setores nos quais operamos: construção e reciclagem, mineração, ambiental e areias industriais”, explica o diretor de Vendas da CDE, Enda Ivanoff.


O R2500 pode ser implementado em operações de pedreiras, reciclagem e mineração onde uma variedade de materiais difíceis é processada, incluindo pedra britada, solo arável, camadas superficiais, minério de ferro e material residual de construções e demolições.


Os recursos do R2500 incluem um projeto de parede lateral laminada, com patente requerida, na peneira ProGrade P2-75/R, que não apresenta soldas, resultando em uma peneira mais resistente e leve que requer menos potência e vem galvanizada como padrão de fábrica. A peneira com projeto treliçado que apresenta peso reduzido, assegura que mais energia seja transferida para o material, com um desempenho superior de classificação. A peneira ProGrade P2-75/R foi projetada com FEA (Análise de elementos finitos) e é parte integral da linha de produtos da CDE, nos modelos R2500, M2500 e M4500.

Areia e cascalho

A Creagh Concrete é a maior produtora de areia e cascalho da Irlanda do Norte. A areia e os agregados que produzem em diversos locais são utilizados na fabricação de produtos pré-moldados e concreto usinado. A reserva da Creagh Concrete é caracterizada por material altamente inerte, com aproximadamente 30% de perdas. Uma unidade modular da CDE foi instalada em 2012, consistindo em três componentes modulares – um AquaCycle A1500, um depurador de materiais portátil AggMax e uma unidade de classificação de areia EvoWash.


No início de 2014, a Creagh Concrete introduziu o novo R2500 em sua produção como a unidade de classificação primária, alimentando diretamente o AggMax. O R2500 tem a função principal é peneirar pedras e matacões grandes e empilhar esse material pronto para ser britado. “A combinação de processos em uma única estrutura realmente diferencia essa máquina das demais no mercado, uma vez que a mesma pode lidar facilmente com material extremamente bruto, como o nosso”, diz Conor McGlone, gerente de Pedreira da Creagh Concrete. “Com uma capacidade de tremonha de 20 t, o R2500 pode exceder às nossas necessidades de processamento. O nosso material bruto está entre os piores conhecidos e no início, em 2012, todas as opções estavam em aberto, inclusive encerrar a produção em nossa pedreira de Draperstown e buscar reservas em um novo local. A unidade da CDE permitiu continuar a produzir no local existente, e a introdução do R2500 acentuou as melhorias de eficiência”, ressalta.