A KSB Brasil exibiu a sua bomba LSA, recém nacionalizada, durante a Exposibram. Com início da produção da bomba LSA na fábrica em Várzea Paulista (SP), a companhia visa a atender operações com polpas com sólidos graúdos e em altas concentrações, ampliando a cobertura de aplicações para o setor de mineração.

“Com a produção local, conseguiremos atender ao segmento com nossos produtos nacionais todas as classes de serviços para bombas de polpa – mistura de água com minérios, pois já contamos com a KSB LCC, mais leve, para aplicações com polpas Classe 01, 02 e 03”, afirma Jardel Ribeiro, supervisor de Vendas da Divisão de Mineração da KSB.

A bomba, que possui projeto concebido de sucção horizontal, tem corpo de carcaça simples e traz revestimento de sucção substituível com rotor de quatro aletas, ou na opção de três aletas para resíduos sólidos de tamanhos maiores. Sua parte mecânica conta com eixo reforçado para prolongar a vida útil dos componentes do lado acionado e caixa de gaxetas e anel de alívio de rotor para remoção segura e fácil. Mais pesada, a bomba LSA é desenvolvida para atender bombeamento de polpa com maior concentração e tamanho de sólidos, isto é, aplicações extra pesadas (Classe 04).

O equipamento traz carcaça projetada em ferro fundido branco (GASITE WD28G), assim como o rotor. O pedestal é feito em aço carbono e o suporte de mancal em ferro fundido. Sua descarga varia entre 50 a 660 mm. Já a vazão vai de 20 a 13.600 m3/h; a altura manométrica é de 90 m e a pressão de operação de até 16 bar, podendo ser estendida para altas pressões (até 50 Kgf/cm2) como projeto especial (sob consulta). A LSA foi projetada para suportar temperaturas de até 65º C.

Além desse segmento, a LSA também pode ser utilizada em água e esgoto, lavagem de gases, dragagem e em indústrias alimentícia, siderúrgica e química. Para a nacionalização desse modelo, a empresa realizou a aquisição de ferramentas específicas para a sua montagem, seguindo os padrões de qualidade exigidos pela matriz.

Fonte: Revista Minérios & Minerales