Empresa do Grupo Açotubo, a Incotep está investindo em novos equipamentos e automação de seu parque fabril para atender às demandas crescentes da área de mineração. A empresa tem na mira projetos de minas subterrâneas que estarão em operação nos próximos anos.

“Para isso, investimos no desenvolvimento das melhorias operacionais que o sistema de lavra subterrânea necessita por ser bem mais complexa em termos geotécnicos, hidrogeológicos, de ventilação, impactos ambientais, desmonte de rochas e segurança do trabalho”, afirma Fernando Del Roy, Diretor das Divisões Industriais.

A expectativa dele é que a demanda por aço no Brasil deve se beneficiar de uma recuperação gradual liderada pelo segmento de construção civil, setor em que a Incotep atende as demandas de estabilização de escavações de minas subterrâneas, contenção de barragens e sustentações provisórias, fornecendo cordoalhas de aço, conjuntos de Tirantes com Roscas Helicoidais, Telas Eletrosoldadas, Tirantes Autoinjetáveis e Enfilagem Tubulares.

Na empresa, o segmento de mineração divide espaço com mais duas divisões, que também já estão consolidadas na Incotep, o segmento de energia que atende obras de Linhas de transmissão, subestações, energia eólica e fotovoltaicas, e o segmento de construção civil focado em obras de fundações, estruturas de contenção, solo grampeado e provas de cargas estáticas.

A empresa também atua fortemente em obras de túneis rodoviários, transposições de vazões e adutores de PCH’s, e possui, ainda, operação internacional por meio da SPG (Systemas de Perfuracion y Geotecnia), localizada no Peru e Colômbia, e outros potenciais mercados de mineração, o que contribui com o intercâmbio de soluções técnicas entre as suas unidades.

Os últimos desenvolvimentos, por exemplo, estão baseados na confecção de cable bolts e telas eletrosoldadas, lançadas recentemente para aumentar a oferta de soluções.