Desenvolvida por engenheiros da 3M do Brasil a partir da necessidade de uma empresa petroquímica, a fita 1465BR isola e protege tubulações contra a corrosão. Com tecnologia exclusiva, a fita produzida a partir da união do PVC (policloreto de vinila) e Mastic oferece em uma única camada de proteção contra corrosão, umidade, raios UV e mecânica.

De acordo com informações da empresa, sua aplicação é rápida e fácil, uma só etapa, e é indicada tanto para tubulações aéreas quanto enterradas. Com fabricação local, a fita isolante é robusta e tem como diferencial a baixa adesão inicial, que permite o reposicionamento da sobreposição da fita, caso seja necessário nos primeiros minutos, com aumento gradativo da adesão em até 24 horas, pois, possui em sua constituição um dorso à base de PVC laminado com Mastic de alta performance e um papel siliconado antiaderente

“Operacionalmente é um produto muito mais eficiente que as outras soluções do mercado. Além de ser reposicionável durante o processo de aplicação, requer apenas o lixamento para remover a oxidação e se aplicar o primer. A fita isolante 1465BR não requer tempo de cura e sua aplicação chega a ser até 70% mais rápida, explica Vanessa Correa Arantes, química de Desenvolvimento de Produtos da área de elétricos da 3M do Brasil, que participou do desenvolvimento do produto.

Disponível nas larguras 50 mm, 75 mm, 100 mm e 150 mm, a fita apresenta elevada resistência mecânica, ao impacto e abrasão, à ação de ácidos, fungos, bactérias e água salgada. Acompanha os movimentos de dilatação e contração das tubulações, e é isenta de metais pesados (atende a diretiva RoHS – restrição ao uso de substâncias perigosas) e tem homologação da Sabesp

(Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O produto é indicado para utilização em indústrias, companhias de infraestrutura, petróleo e gás, saneamento básico, construção civil, gasodutos e aeroportos.

Fonte: Revista Minérios & Minerales