O grupo russo EuroChem divulgou que prevê dobrar a venda de adubos no Brasil nos próximos anos, para 10 milhões de toneladas. Nos planos está ampliar o market share de 11% para 25%.
Com sede global na Suíça, o Grupo EuroChem é dos líderes globais do segmento de fertilizantes e um dos principais produtores de NPK do mundo.
As informações foram dadas por Gustavo Horbach, vice-presidente de Produção Upstream e Projetos/CapEx na América do Sul, à coluna Broadcast, do Estadão.
O grupo russo realiza a expansão em Minas Gerais do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, que a partir de 2024 produzirá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano. Os investimentos no projeto somam US$ 1 bilhão.
EuroChem Salitre é a primeira unidade de mineração do do grupo fora da Europa – a empresa possui outras quatro minas, além de nove plantas químicas com capacidade de produção de 20 milhões de toneladas/ano de fertilizantes. Atualmente, em Salitre, a mina e a planta de beneficiamento, que já estão em operação, produzem cerca de 400 mil toneladas de concentrado fosfático por ano. Quando a obra da segunda fase estiver concluída, Salitre produzirá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.