A iniciativa da Anglo American beneficiará aproximadamente 800 alunos do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) em Conceição do Mato Dentro (MG)

Para prevenir e recuperar a saúde dos olhos dos alunos matriculados na rede municipal de ensino no município mineiro de Conceição do Mato Dentro, a Anglo American, em parceria com a prefeitura da cidade, implantou, no início do ano letivo de 2015, o Projeto Saúde dos Olhos. A iniciativa beneficiará cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

O projeto consiste na identificação de problemas visuais por meio da realização de testes de avaliação de visão nas escolas. Posteriormente, caso seja necessário, com a constatação de determinados sinais e sintomas, os alunos serão encaminhados para consultas oftalmológicas para tratamento e/ou fornecimento de óculos de grau para correção.

“Essa é uma iniciativa inédita em Conceição do Mato Dentro e reflete a preocupação da Anglo American em contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino da cidade e, consequentemente, também com o aumento da qualidade de vida desses estudantes”, ressalta o gerente geral de Desenvolvimento Social da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Maurício Martins.

Os testes serão realizados em cada escola da rede municipal de ensino, no primeiro semestre de 2015, por meio da Tabela de Snellen, o método mais usado e aceito para medir a acuidade visual devido à sua praticidade. Criada pelo alemão Herman Snellen, nessa tabela foi convencionada uma medida para a “visão padrão”.

Para realização dos testes, supervisores escolares foram capacitados em dezembro de 2014, quando também ocorreu a entrega dos kits para execução dos testes às escolas. Os profissionais capacitados também irão orientar pais e professores no aprendizado de crianças com dificuldades de visão.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aproximadamente 12% das crianças em idade escolar precisam de óculos, porém 80% nunca passaram por um exame oftalmológico.

Fonte: Redação MM