Mercado precisa olhar para o todo – metálicos + não metálicos – e superar a “síndrome de minério de ferro”
Queremos destacar aqui o peso da atividade de construção no País, que sustenta a demanda por agregados, calcário como matéria-prima do cimento, e outros minerais não metálicos utilizados como insumos. Um exemplo notório a nível federal é o programaMinha Casa Minha Vida, presente em todas as regiões. Os governos estaduais têm mantido seus próprios programas de obras de infraestrutura, nos segmentos de transportes, mobilidade urbana, saneamento e habitação social. No gráfico ao lado, o total pago por seis Estados por obras públicas executadas já supera o dispêndio do governo federal nesta rubrica.
As informações contidas nessa edição mostram um cenário sobre a destinação de recursos nas minas para manutenção de planta e de frota, programas de segurança, preservação ambiental e exploração geológica, assim como investimentos totais anuais e valor destinado aos novos projetos. Em adição aos rankings, publicamos também as fichas que traçam o perfil das minas, conforme dados fornecidos pelas mesmas.
Os números e informações publicados foram enviados pelas mineradoras nos questionários para a 10ª edição das200Maiores Minas Brasileiras,lançada em Belo Horizonte (MG), em novembro de 2014.
A revistaMinérios & Minerales agradece a todos os profissionais das minas que participaram dessa pesquisa, enviando os dados solicitados.