A Dassault Systèmes esteve presente na feira com seus softwares para automação de processos e otimização de projeto, como os programas Geovia Whittle, Geovia MineSched e Simulia ISight. Com estas soluções, os engenheiros podem avaliar e selecionar até 10.000 cenários, de uma forma que lhes permite visualizar, entender e optar pelo processo com melhor viabilidade econômica.

De acordo com a empresa, essas tecnologias vão ao encontro do atual cenário da indústria, que objetiva reduzir custos e aumentar da rentabilidade. O Whittle atua na análise da viabilidade de empreendimentos minerários, fornecendo dados em relação aos parâmetros físicos, econômicos, estruturais e estratégicos do projeto. O MineSched provê uma otimização das atividades da mina (subterrânea e a céu aberto), aumentando a produtividade por meio da organização das atividades. Já a Simulia refere-se a um sistema aberto para integração de design e modelos de simulação – criados com vários CAD, CAE e outros aplicativos de software – para automatizar a execução de centenas ou milhares de simulações.

Com soluções em 3D da Dassault, engenheiros podem avaliar até 10.000 cenários de exploração mineral

A empresa destacou também as suas plataformas, desenvolvidas especialmente para o setor de mineração, Lean Mine Construction e a Perfect Mine and Plant. Os programas, lançados no início de 2015, permitem as mineradoras desenvolverem e gerenciarem suas minas de forma mais eficiente.

Com o Lean Mine Construction, a mineradora obtém uma melhor produtividade operacional por meio da simulação 4D e modelagem para identificar o layout correto da infraestrutura do site e a capacidade da planta de processamento, antes que a construção seja iniciada. Já a Perfect Mine and Plant foi desenvolvido para reduzir a variabilidade por meio de uma programação otimizada e controle operacional.

“Tivemos boa conversas com os clientes sobre as soluções que oferecemos, nossas ferramentas – Whittle e MineSched – planejamentos e otimizações, além de uma introdução ao InSite, que aborda questões-chave atuais; gerenciando os custos de produção, de reconciliação e de agregação de dados.”, afirmou Iain McLean, vice-presidente regional das Américas da Geovia, empresa do grupo Dassault.

Fonte: Revista Minérios & Minerales