A CSN está reativando a produção da mina de Fernandinho, localizada em Rio Acima, a 25 km de Belo Horizonte. As atividades no local haviam sido suspensas no início de janeiro depois que as fortes chuvas provocaram danos à barragem B2 da Nacional Minérios, controlada da CSN, localizada no município mineiro.

Por conta disso, a barragem chegou a ser classificada em nível 2 de emergência.  Após as intervenções promovidas pela mineradora, o nível de emergência voltou a zero, a mesma classificação de antes das chuvas.

A CSN informou ter mobilizado, desde o dia 10 de janeiro, cerca de 200 profissionais que trabalharam 24 horas por dia, em regime de turnos, para reparar os danos provocados pelas chuvas.

“Como resultado deste empenho e da atuação conjunta com as autoridades competentes e com a empresa projetista Fonntes Geotécnica Ltda, a empresa informou que a estrutura não está mais em situação de emergencia”.

Entre as obras realizadas estão a construção de um novo canal de cintura e de um novo extravasor de água, com maior capacidade. Fica, assim, declarado o Encerramento da Emergência relacionada a Barragem B2 do Complexo Minerário de Fernandinho, fato já registrado junto à Agência Nacional de Mineração – ANM.

A CSN acrescentou, na nota, que não há moradores na Zona de Autossalvamento (ZAS) e que segue firme com o compromisso de descaracterizar todas as suas estruturas. Por fim, lembra que toda a sua produção atualmente é feita com a filtragem total dos rejeitos, isto é, sem o uso de barragens, desde janeiro de 2020.