A China pode elevar ainda em 2008 o valor do imposto incidente sobre o volume de carvão extraído pelas exploradoras do gigante asiático, segundo afirmou a mineradora chinesa Yanzhou Coal Mining. Em março, o governo do país já havia aventado essa possibilidade, porém sem mencionar uma eventual margem de reajuste ou mesmo uma previsão de implementação da medida.

Segundo a Yanzhou Coal Mining, com o aumento dos impostos, as autoridades chinesas pretendem estimular a conservação e reduzir o desperdício de recursos. O preço do carvão mineral na China atingiu o valor recorde de 1.080 iuanes no dia 23 de julho, de acordo com informações divulgadas por uma associação local ligada ao segmento.

Wu Yuxiang, executivo da mineradora chinesa, declarou à imprensa que há uma grande dificuldade em estimar o impacto de um eventual reajuste no imposto, tendo em vista que a escala da elevação não é conhecida. Yuxiang também disse que atualmente a companhia paga 3,6 iuanes de imposto por tonelada métrica de carvão extraído.