Diante da desvalorização dos preços das commodities minerais, as companhias do Canadá, presentes na Exposibram, destacaram os seus produtos e serviços voltados ao aumento da eficiência produtividade e redução de custos. O País estava representado por dois pavilhões, o do Canadá e o do Governo de Ontario.

“A indústria de equipamentos e serviços de mineração de Ontário é conhecida em todo o mundo pelo fornecimento de tecnologias em produtividade, segurança, sustentabilidade e produtividade industrial. Essa expertise pode ajudar a indústria de mineração brasileira a manter e até mesmo aumentar a sua já forte reputação. Esperamos desenvolver os contatos que fizemos na Exposibram, retornando ao Brasil no futuro próximo”, afirmou Noam Sugarman, especialista em comércio e investimentos do Ministério de Desenvolvimento e Minas do Governo de Ontário, no Canadá.

A CME, fabricante de sistemas de britagem e perfuração, apresentou a sua máquina afiadora e recuperadora de bits de perfuratrizes. Segundo informações da empresa, o equipamento, denominado Robot Arm ESD II, pode aumentar a vida útil dos bits em até 40%. O equipamento foi implantado em um programa de aumento da vida útil dos bits da unidade da Usiminas, em Minas Gerais. O projeto, contemplado pelo trabalho “Aumento da vida útil dos bits DTH utilizados nas perfuratrizes T4BH”, foi um dos vencedores do 170 Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales, realizado em maio de 2015.

A Gridcom Enterprises destacou sua linha de resistores de grade de freio dinâmicos para caminhões de mineração diesel-elétricos fora-de-estrada, carregadeiras elétricas Le Tourneau e locomotivas diesel-elétricas, assim como os serviços de reparo desses equipamentos. “Sabe-se que nem sempre é necessário comprar um novo resistor, sendo uma reforma do equipamento mais econômica. Nossa equipe tem expertise no serviço de reparo, atendendo as especificações e controle de qualidade das OEMs”, ressaltou Radek Srubar, diretor de operações da empresa.

A Gridcom possui, em estoque, resistores de frenagem completos: modelo D, modelo B (Poly-Zi), modelo H e o novo modelo EG Komatsu.

Próxima as mineradoras de minério ferro do Canadá, a Metal 7 atua na fabricação de equipamentos para a indústria de pelotização deminério de ferro, como moinhos, transportadores, sistemas de combustão e esteiras rolantes.

“Com o apoio de nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, a Metal 7 atua na análise e otimização do processo de pelotização, a fim de oferecer um produto especificamente adaptado às necessidades da planta e às características do minério de ferro”, ressalta Mirka Boudreau, gerente de vendas da Metal 7.

A Motion Metrics exibiu suas tecnologias de detecção de quebra dos dentes das escavadeiras e sistemas anticolisão. Com o apoio de um conjunto de câmeras e sensores ultrassensíveis, os operadores e/ou gestores da sala de controle podem identificar possíveis quebras dos dentes das escavadeiras, evitando problemas maiores, como o deslocamento das partes para a unidade de britagem. O equipamento, controlado por uma tela instalada dentro da cabine da máquina, pode ainda identificar a aproximação de pessoas e obstáculos, assim como analisar a fragmentação do material colhido por meio de imagens.

Motion Metrics exibiu suas tecnologias de detecção de quebra dos dentes das escavadeiras e
sistemas anticolisão

“A quebra de um dente da caçamba pode implicar em um alto custo para a mineradora. Caso o dente solto seja transportado junto com o minério para a planta, pode acarretar em uma parada do britador ou até mesmo na contaminação do produto final”, afirma Iman Masoum, gerente de projeto da MotionMetrics.

A Motion Metrics levou uma mini escavadeira para demonstrar o funcionamento do seu sistema de controle. Recentemente, a empresa anunciou uma parceria com a Komatsu Brasil, que passou a oferecer as soluções de monitoramento em suas escavadeiras.

A Sepro Mineral Systems apresentou sua linha de equipamentos voltada ao processamento mineral, que envolve moinhos, britadores, concentradores gravimétricos, separadores e filtros, entre outros. A empresa atua também na fabricação de bombas industriais.

A SNL Metals & Mining divulgou os seus serviços de consultoria na área de mineração. Com uma extensa base de dados, a empresa auxilia na tomada de decisões nas áreas de exploração mineral, aquisição, desenvolvimento de projetos e análise de mercado.

A Teledyne Optech detalhou os seus equipamentos e serviços

de mapeamento geológico, que envolvem os modais aéreo e terrestre. Com mais de 40 anos de experiência, o portfólio de produtos da empresa contempla também softwares de análises que auxiliam na identificação e estudo de áreas. Durante a feira, a empresa destacou o sistema de monitoramento de cavidades CMS V500. Equipado com scanner e câmeras de alta tecnologia, o aparelho permite analisar, em tempo real, as características das cavidades da mina de maneira segura e eficiente, coletando dados em relação ao volume, orientação e tamanhos das cavas.

Pavilhão Ontario

A Becker Varis, empresa especializada em comunicações para mineração, expôs o Smartcom Leaky Feeder System, que é um sistema de comunicação projetado para minas subterrâneas ou lugares confinados. A companhia destacou também o Smartsense Environmental Sensing System – equipamento de sensoriamento ambiental, que possibilita a detecção de gases; e o Smartblast Remote Blasting System – sistema remoto de detonação.

A Canun International, especializada no desenvolvimento e no design de perfuratrizes de rocha pneumáticas para mineração, pedreiras de granito e construção civil, apresentou a perfuratriz de uso horizontal Jackleg. A empresa também oferece soluções em reparo e suporte técnico, além dos equipamentos: Stoper, usado para instalação de estacas de sustentação; Screen Pusher para a instalação de telas de apoio no teto da mina; Sinker, britadeira, alto grau de penetração e pode ser customizada com uma capa de redução de ruído; e Quarry, perfuratriz de grande alcance de penetração, principalmente usada em mármore e granito.

A Kovit Engineering oferece serviços de engenharia para otimizaçã

o de minas. Seu foco é em áreas como reaterro de minas (mine backfill) e tecnologia de aplicação de pastas, bem como operações de gerenciamento de rejeitos. A empresa presta consultoria por meio de estudos conceituais e de escopo, estudos de viabilidade, treinamento, assim como soluções para gestão de aquisição, engenharia e construção. Entre seus clientes, encontram-se Vale, CaNickel e Fire River Gold Corporation.

A Maclean Engineering, empresa especializada em projeto, fabricação e comercialização de veículos utilitários e equipamentos pesados para minas subterrâneas, atua na área de perfuração, escoramento de teto, cavilhamento, concretagem, transporte de fluxos de minérios e pessoas, entre outras.

Becker Varis expôs o Smartcom Leaky Feeder, sistema de comunicação projetado para minas subterrâneas ou lugares confinados

A Symboticware marcou presença no evento com as suas soluções de hardware e software para a coleta, análise e sensores de dados de performance de equipamentos, bem como comunicação em tempo real para gerenciamento de ativos no ambiente das minas. Seu foco é a otimização da segurança, produtividade e utilização de ativos de equipamentos móveis de mineração. Entre os parceiros da Symboticware estão empresas como Caterpillar, Toromont, Vale e Peregrine Diamonds.

A Threedify, empresa especializada em softwares, deu destaque para as suas soluções em 3D para modelagem, planejamento e otimização de operações de mineração. Entre seus produtos, destacam-se: o FlowPit – otimizador de minas 4D ultrarrápido e programador de vida útil; Stopemizer – otimizador de galerias; QuickPit – utilizado para o projeto de minas a céu aberto; e o iScheduler – programador interativo em 3D.

Fonte: Revista Minérios & Minerales