Responsável pela gestão de dois ativos no Brasil – Atlantic Nickel (produtora de concentrado de níquel sulfetado) e Mineração Vale Verde (produtora de concentrado de cobre), a Appian Capital Brazil registrou um crescimento de 10% na exportação dessas commodities para a América do Norte, Europa e Ásia. O fundo de investimento privado especializado em mineração divulgou um balanço sobre o ano de 2023, que registrou mais de 217 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para esses continentes. O volume é, aproximadamente, 10% superior a 2022, quando os embarques totalizaram 198 mil toneladas. 

“O resultado das exportações em 2023 demonstra mais um ano de excelência operacional na extração de cobre e níquel, importantes minérios para a transição energética mundial”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.

O fundo de origem britânica, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, adotou a estratégia de realizar embarques combinados para transportar sua produção de cobre e níquel sulfetado. Isso significa que, em 2023, o volume de CO2e não emitido na atmosfera é equivalente a duas viagens de navio entre Brasil e China. Com essa estratégia, Appian reduziu a emissão de mais de 4.680(t) CO2e e que representa 31,58% da emissão total que ocorreria com embarques individuais.

A Atlantic Nickel (ATN) realizou 12 embarques desde janeiro de 2023. Com carga de 112 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 15.111 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), é a única produtora de níquel sulfetado do Brasil. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, China e Finlândia.

Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel reforça seus programas de sustentabilidade. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.

Jáos embarques da Mineração Vale Verde com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote, em 2023, totalizaram 105.819 toneladas, sendo aproximadamente 25.980 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à Finlândia, Taiwan e China.

A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.