Até dezembro deve ser publicado o edital do concurso público para a Agência Nacional de Mineração (ANM). Nesta semana foi publicada a Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nº 4.595, de 15 de julho de 2024, autorizando a realização do certame. Serão disponibilizados 220 (duzentos e vinte) cargos, sendo 180 vagas para Especialistas em Recursos Minerais e 40 para Analistas Administrativos. Todas para nível superior. 

Para o Diretor Geral da ANM, Mauro Sousa, “A medida aprovada pelo MGI, com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), ajudará na recomposição da força de trabalho da ANM, que passa a ter perspectivas concretas em seu processo de estruturação com vistas à melhoria de suas atribuições institucionais”.

O anúncio sobre o concurso foi feito na segunda-feira, dia 15, pelos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A ministra Esther Dweck destacou que esta demanda da ANM foi colocada em pauta pelo MME desde o início do governo. “Temos feito um esforço enorme para valorizar essa Agência. Já no ano passado, a gente fez uma reestruturação na carreira e, neste ano, vamos autorizar concursos. Vai ser muito importante o fortalecimento da Agência”, disse a ministra.

O prazo para publicação do edital de abertura do certame será de até 6 (seis) meses, contado a partir da publicação da Portaria MGI nº 4.595/2024. A portaria autorizando o concurso pode ser acessada pelo site da ANM através do link.