Potência mundial em extração de ouro, mineradora investe em operação no BrasilAlderney Alexander Moreira, chefe de área de Planejamento e Processo da AngloGold Ashanti

AAngloGold Ashanti é a terceira maior produtora mundial de ouro, com participação nas bolsas de valores de Nova Iorque, Londres, Johanesburgo, Austrália e Gana. O case apresentado se refere ao Complexo Córrego do Sítio, em Santa Bárbara (MG), que tem uma produção anual de Cds II Sulfetado de 600 mil toneladas e uma rota de processo de concentração e oxidação sob pressão. Na mina também é produzido CdS I Oxidado, com uma produção anual de 450 mil toneladas e uma rota de processo de heap leach — lixiviação em pilhas.

Produtividade se elevou com diminuiçãoda granulometria da alimentação

O circuito de cominuição de projeto compõe-se de: britagem primária seguida do circuito de moagem SAG, com capacidade de 75 toneladas/hora (1.505 ton/dia e 549 mil ton/ano. No modo FAG a produção é de 81 ton/hora (1.626 ton/dia e 593 mil ton/ano); no modo SAG (moagem primária) tem-se 12% de enchimento.

A solução proposta a curto prazo pela empresa incluiu o aluguel de unidades de britagem móvel, sendo implementada a configuração de britagem primária e secundária em circuito aberto (sem peneiramento), com uma produção média de 68 ton/hora (1.369 ton/dia e 499 mil ton/ano).

Em junho, está prevista ainda a implantação de um circuito de rebritagem com a seguinte configuração: moagem de bolas primária e secundária, a previsão é de uma produção de 90 toneladas/hora, totalizando 1.986 ton/dia e 725 mil ton/ano.

Segundo Alderney Alexander Moreira, o atual circuito de cominuição conforme foi projetado não possui capacidade para atender a demanda do projeto, superior a 600 mil toneladas ao ano. O principal gargalo identificado durante os estudos para a produção do circuito foi a moagem primária (SAG). Modificações em design de revestimento, parâmetros operacionais e sistema de descarga, executadas com apoio de diversas consultorias, não promoveram uma melhora significativa de produção.

“A diminuição da granulometria de alimentação trouxe ganhos significativos de produtividade. O estudo realizado aponta a necessidade de implantação de um circuito de britagem secundária para adequar a capacidade, transferindo trabalho de cominuição da etapa de moagem primária para a etapa de britagem”, finalizou o especialista.

Estudo para produção do circuito apontou moagem primária como gargalo