Apenas em Niquelândia e Barro Alto, emGoiás, mais de 1.300 pessoas serão beneficiadas pelos projetos em curso
Marcelo de Valécio
Em Ouvidor, onde estão os melhores teores de fosfato do País, com previsão para mais de 30 anos com o nível atual de produção, a Anglo American possui uma operação integrada do mineral – desde a mina de fosfatos e beneficiamento, para produzir o concentrado P O (rocha fosfática), até o processamento de produtos intermediários e finais. O Brasil é o quarto maior mercado do mundo de fertilizantes fosfatados.
Nos municípios em que atua no Estado de Goiás, a Anglo American desenvolve diversas ações de cunho social e voltadas ao meio ambiente. Em Niquelândia e Barro Alto, os investimentos em marcha devem beneficiar mais de 1.300 pessoas, segundo a companhia. Entre as ações, está a construção do Posto de Saúde Santo Antônio da Laguna, em Barro Alto. A unidade será feita em parceria com a prefeitura e beneficiará a população de toda a região.
Também foi firmada parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras Rurais e Artesanais de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino – Amera por meio do projeto MAES – Módulos AgroEcológicos Sucessionais, que tem por objetivo a produção de produtos orgânicos e comercialização na região. Já o projeto Costura Solidária atende inicialmente 30 costureiras da Associação de Mulheres de Barro Alto e região. O objetivo é formar costureiras profissionais e tapeceiras artesanais de forma a dar subsídio técnico para a inserção no mercado de trabalho.
Na área de cultura, foram criados os programas Camerata de Violões, Banda de Sinfonia do Cerrado e Percussão Batuqueira, voltados a crianças e adolescentes, que trabalham a aprendizagem musical como forma de reinserção familiar e social. O projeto Banda de Percussão Batuqueira oferece a oportunidade aos jovens de Barro Alto de aprender a tocar, dançar e encenar músicas de ritmo afro. Além das aulas de percussão, os alunos podem participar de outras oficinas promovidas pela entidade em sua sede.
A atuação da companhia também contempla programas voltados para a prática esportiva. Um dos projetos selecionados, o Bola na Rede – Golaço Social, desenvolvido pela Associação dos Parceiros da Arte Cultural de Barro Alto, oferece aulas de futsal e futebol de campo para crianças e adolescentes do município. Já o Atletas do Futuro é realizado em parceria com o Sesi e Senai de Niquelândia e incentiva práticas esportivas de crianças e adolescentes para o desenvolvimento das habilidades motoras, da aptidão física e da adoção de valores positivos do esporte.
Xuá de Três (em referência a cesta de três pontos) é realizado pela Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas e tem como objetivo desenvolver atividades esportivas e inclusão social, por meio da prática de basquetebol em cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, nos municípios de Barro Alto, Goianésia e Niquelândia. O investimento da Anglo American, da ordem de R$ 1,8 milhão, é realizado com base em leis de incentivo federais (Fumcad, Rouanet e Esporte) e em recursos privados.
Já em Catalão e Ouvidor, a Anglo American afirma que vai beneficiar diretamente mais de 15 mil pessoas por meio de ações sociais, culturais e de meio ambiente. Entre os projetos selecionados na área de cultura, estão a Companhia de Ballet do Sudeste Goiano, a Orquestra de Violões e Coral Nova Vida e o Mãos que Tocam III, que promove o ensino gratuito de violão e canto coral.
No segmento da sustentabilidade, foi criado o projeto Água e Gestão, conduzido pela A quase centenária Anglo American – foi fundada na África do Sul em 1917 – atua no Brasil desde 1973. Em Goiás, a empresa tem operações para beneficiamento de níquel em Niquelândia e Barro Alto, com capacidade de extração cerca de dez mil toneladas anuais. Já em Catalão, a empresa possui mina de nióbio, que está em ampliação. O projeto, batizado de Boa Vista Fresh Rock, terá aumento da capacidade de produção em quase 50%, para 6,5 mil t/ano e fará da empresa o segundo maior produtor de nióbio do mundo. Foram investidos US$ 380 milhões para expandir as operações.de Ouvidor, que tem o objetivo de construir bacias de captação de águas pluviais nas pequenas propriedades rurais. Com essa ação sustentável, é possível maior absorção para recarga do lençol freático, evitando o assoreamento dos córregos e nascentes e a sua contaminação por detritos levados pelas enxurradas e ainda a melhoria da qualidade da água e do solo da região.
Em Catalão, a novidade é a parceria no projeto Fábrica de Sabão, que oferece geração de emprego e renda às comunidades locais e região circunvizinha, por meio da fabricação de sabão a partir do óleo residual de fritura. O projeto contará com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Incubadora de Empreendimentos Sociossolidários (Inessol).
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários