Mineradora responde por 15% dos postos de trabalho formais do municípiode Paracatu (MG)

Marcelo de Valécio

Mais de 13 mil pessoas foram beneficiadas em 2015 em ações sociais, culturais e de sustentabilidade no âmbito do Programa Integrar da Kinross. Responsável por um quarto da produção de ouro brasileira, a companhia opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais. A unidade brasileira integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (EUA e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Ásia (Rússia).

Após o início do processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 milhões t/ano, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 t. A unidade brasileira tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 15% dos postos de trabalho formais do município de Paracatu. São cerca de 1.390 empregos diretos e de 1.900 terceirizados.

Movimentar a economia, estimular a educação ambiental, contribuir para a melhoria do aprendizado dos estudantes e promover a cultura regional. Essas foram, segundo a Kinross, algumas das metas alcançadas pelo Programa Integrar em 2015, iniciativa realizada pela companhia em parceria com a comunidade, poder público, lideranças e associações, que visa o desenvolvimento sustentável de Paracatu e região. Ao longo do ano passado, mais de 13 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações, que contaram com investimento de R$ 2 milhões. O Programa Integrar atua em quatro eixos: educação, cultura, geração de trabalho e renda e educação ambiental.

Participantes do Projeto Integrar

No eixo educação, o programa atua em duas frentes. Uma delas é criar estímulos para a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2015, o programa conseguiu envolver 695 alunos em ações que deram ênfase à disciplina de Matemática. A outra frente tem como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de Ensino Fundamental. A frente contou com oito escolas atendidas, 746 alunos, 19 estagiários universitários, 40 projetos apoiados e 130 professores beneficiados. Quatro das escolas que possuem turmas de 5º ano e seis que possuem o 9º ano apresentaram 83% de taxa de elevação do Ideb em relação aos resultados de 2014.

Em cultura, o programa promoveu 389 horas de oficinas e engajou 52 grupos culturais de Paracatu e de outros municípios mineiros em eventos promovidos nas comunidades: nove edições do Circuito Integrar em escolas públicas; duas edições no Integrar na Praça, que contaram com a participação de seis mil moradores; e cinco edições do Integrar Comunidade nos bairros vizinhos às operações da Kinross.

O Programa Integrar promove, ainda, empreendedorismo, capacitação técnica de mão de obra e fortalece o pequeno negócio para a fomentação da economia local por meio do eixo Geração de Trabalho e Renda. Em 2015, um dos destaques foi o Costurando Minha Dignidade, projeto voltado à formação de mulheres de baixa renda para a prestação de serviços de costura. A primeira turma capacitou 20 profissionais. A previsão é que em 2016 mais duas turmas sejam formadas.

Outra frente é o desenvolvimento de pequenos negócios nas comunidades rurais de Paracatu. Segundo a Associação do Projeto de Assentamento Santa Rosa, o programa garantiu o escoamento da produção de polpa de frutas. Foi feita a inclusão de 65 famílias e o Programa Integrar foi importante para isso, segundo a entidade, proporcionando uma fábrica estruturada e legalizada, além de assistência técnica durante todo o processo.

Já o eixo Educação Ambiental envolveu 2.092 estudantes de 15 escolas públicas e 205 horas de atividades sobre o assunto. Os alunos também participaram do concurso de redação com o tema “A importância da mineração em nossa vida”, que premiou nove alunos.

“O Programa Integrar reforça o nosso compromisso com um dos principais valores da Kinross: a cidadania corporativa exemplar. Além disso, reafirma a importância das parcerias para a transformação social. Ao todo, nove projetos foram desenvolvidos por meio do Programa Integrar em 2015 e a expectativa é manter as iniciativas em 2016”, aposta Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross.

Alunos vencedores do concurso de redação sobre a importância da mineração

Fonte: Revista Minérios & Minerales