Com a expectativa de vender 30 unidades até o fim deste ano, a Yellow Solutions aproveitou o 14º Workshop Opex, realizado em maio, para reforçar a aplicabilidade do Smartcys, analisador de concentração de sólidos para ser utilizado nos processos de amostragem de polpa de minério onde a grandeza requerida é a densidade e a edição da Exposibram. Patenteado pela Yellow, com ele é possível realizar cinco funções com um só equipamento: medir densidade, porcentagem de sólido, temperatura, volume e massa da amostra. “O responsável colhe uma amostra e consegue quantificar densidade e porcentagem de sólido que há dentro da polpa de minério que está sendo bombeada. É um equipamento de utilização simples: picnômetro metalúrgico em aço inox que quando tampado expurga o volume excedente, ficando somente a identidade volumétrica do instrumento.
O painel touch screen apresenta os fatores de calibração e de massa, a densidade do grão é imputada para rodar o algoritmo da porcentagem dos sólidos e também possui um sensor de temperatura atrelado. Com ele, consegue-se fazer a medição de densidade, porcentagem de sólido, temperatura, volume e massa”, detalha Renan Stefani, gerente concentração da amostra (% de sólidos). Equipamento totalmente desenvolvido para o setor da mineração, que oferece a melhor exatidão do mercado ± 0,1% – e que já contabiliza ganhos de 6% na empresa onde foi instalado. O Smartcys foi desenvolvido no ano passado e lançado na última comercial e desenvolvimento da empresa. O Smartcys tem um pendrive onde ficam registradas todas as amostragens que os clientes vão fazendo.
O dispositivo fica protegido por uma tampa totalmente vedada, à prova de água ou projeções de jatos de lama. O Smartcys registra data, hora, temperatura, massa, volume, porcentagem de sólido, inclinação do instrumento (que atesta que ele foi instalado de forma correta). Trata-se de um equipamento novo, que vai completar um ano em agosto. “Ele já está instalado em algumas operações. E onde foi instalado já houve melhora de cerca de 6%. Com este nível de redução, o ganho operacional é enorme, tanto para as instrumentações que é calibrada por ele, quanto o balanço de massa. A diferença que você vê neste instrumento vai ser refletida diretamente no balanço de massa”, sintetiza Renan Stefani.
Últimos Comentários