Com foco em temas técnicos e que são tendências entre as indústrias, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizou dois encontros técnicos importantes que reuniu especialistas da América Latina. Os eventos, realizados em novembro e dezembro deste ano, promoveram a troca de conhecimentos e abordaram inovação, segurança e desafios estratégicos nos setores de laminação e energia da Siderurgia.
O primeiro foi o 4º Encontro de Laminação de Tiras a Frio, organizado pela ABM com o apoio da ArcelorMittal VEGA como anfitriã, aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro, na cidade de Joinville/SC. O evento contou com 47 participantes, entre gerentes e especialistas de importantes empresas do setor, para discutir temas críticos como segurança, desempenho de processos e tendências tecnológicas.
A abertura foi conduzida pelo Gerente Geral da planta anfitriã, Eng. Marcelo Torturella, que destacou os recentes investimentos na unidade de VEGA, incluindo a ampliação de capacidade produtiva e a modernização de equipamentos. As sessões técnicas abordaram indicadores-chave de performance (KPIs), gestão de segurança e inovações tecnológicas em processos de laminação e galvanização, promovendo um debate rico e colaborativo.
O evento incluiu ainda uma visita técnica às instalações da planta da ArcelorMittal VEGA, onde os participantes puderam observar a eficiência operacional e as recentes atualizações estruturais. “A organização e a modernização das instalações impressionaram todos os participantes, consolidando VEGA como um exemplo no setor”, destacou Francisco Dornelas, coordenador do evento pela ABM.
Já o segundo evento foi realizado no início deste mês, entre os dias 4 e 5 de dezembro, que foi o 1º Encontro de Especialistas de Energia e Utilidades, promovido no centro de eventos La Vie, em Ouro Branco/MG, tendo a Gerdau Ouro Branco como anfitriã. Contando com 40 especialistas de 10 plantas industriais da América Latina, o encontro marcou o início de um fórum técnico voltado para desafios estratégicos no setor de energia.
Durante a abertura, o Gerente Técnico de Energia e Utilidades da Gerdau, Eng. Eder Quental de Araújo, enfatizou a importância de compartilhar conhecimentos em áreas críticas como segurança de gasômetros, eficiência energética e descarbonização. As sessões técnicas trouxeram discussões relevantes sobre o uso de energias renováveis, redução de emissões e boas práticas na gestão de utilidades industriais.
O ponto alto do evento foi a visita técnica à planta de Ouro Branco, onde os participantes conheceram os investimentos realizados na reforma de gasômetros e na modernização dos controles da Central Termoelétrica e o centro de treinamento de gases (Lab Energy), que a Gerdau desenvolveu para capacitar os operadores e profissionais que lidam com gases em sua rotina, com uso de simuladores e realidade virtual. Além disso, práticas alinhadas às estratégias globais de eficiência energética foram amplamente discutidas, reforçando o papel da indústria como protagonista na transição energética.
“O encontro de especialistas é essencial para setores industriais que demandam profissionais altamente qualificados, como o siderúrgico. A troca de boas práticas, aprendizados em segurança e nivelamento técnico entre empresas é algo que nenhuma planta poderia alcançar isoladamente. Ficou evidente o nível de maturidade nas discussões técnicas e a abertura para compartilhar experiências, especialmente durante os cases de segurança e análise de indicadores de performance.” acrescenta Eder de Araújo.