Oferecer segurança e tranquilidade operacional dentro da mineradora, fazendo com que possíveis problemas sejam antecipados e conseguir ótimos pontos para a produção. São os objetivos da Andritz desde que lançou no mercado o Metris, sistema que controla todas as operações da mina e que tem conseguido triplicar a vida útil dos elementos filtrantes. “Com isso se tem um alinhamento da etapa de filtração – em que somos especialistas – mas também traz a sistemática de controle para todas as etapas da mineração, desde moinhos até o sistema de filtração de rejeitos, passando, inclusive, pelos concentrados”, destaca Maurício Heinzle, diretor de vendas da Andritz.

A empresa criou o Metris baseada na Indústria 4.0, que tem como objetivo desenvolver tecnologias para automação e troca de dados, com foco na minimização de falhas, melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Neste conceito, as empresas devem ter capacidade e autonomia para prever erros, agendar manutenções e se adaptar a mudanças não programadas, por exemplo.

O Metris inclui soluções que vão desde a automação clássica, até soluções avançadas, como por exemplo otimização de processos, digital twin e gestão de ativos, que são combinados e adaptados individualmente para cumprir com as exigências de cada cliente , até mesmo explorando as capacidades dos sistemas já instalados e melhorando o desempenho da planta. “Viemos muito forte na área da indústria 4.0, estamos trazendo casos de sucesso já aplicados na mineração, onde o diferencial foi o nosso sistema, Metris, utilizado muito fortemente no setor”, comemora Heinzle.

O diretor de vendas da Andritz destaca que o Metris não é apenas um equipamento, mas um sistema que faz o controle de todas as operações, por meio do qual se consegue, no final, triplicar a vida útil dos elementos filtrantes – que é trocado devido ao desgaste durante a operação e para se ter um melhor resultado da disposição a seco do material. Com a utilização do Metris, há ganho de vida útil com o intervalo maior para troca. E que teve como outra consequência, maior lucro com menos paradas para troca dos elementos. “Trouxemos toda essa novidade de tecnologia com resultados para apresentar no evento, já com resultados muito positivos e surpreendentes, não somente para a empresa que adotou, mas trouxe uma tranquilidade muito forte e nos mostrou que estamos no caminho certo na indústria 4.0 que inclui a mineração”, observa Maurício Heinzle.

O objetivo da empresa, agora, é seguir desenvolvendo, aperfeiçoando o sistema, pois foi constatado que há espaço para se buscar um potencial ainda maior em outras etapas da mineradora. „E, claro, investir cada vez mais em 4.0, que é o que dá tranquilidade para o minerador em um modo geral. O meio ambiente agradece”, finaliza o diretor de vendas da Andritz.