Mais de 7.000 ciclos, atingindo a capacidade esperada de 8.000 t/d, com um nível de umidade residual de 15%. Esses foram os resultados das máquinas após a instalação do GHT5000F, considerado o maior filtro prensa já aplicado em escala global. O filtro GHT5000F, que possui placas de filtragem com dimensões de 5.000 x 5.000 mm, foram instalados em plantas no Peru e no Chile para desaguar os rejeitos do beneficiamento de cobre.

A solução é da Diemme Filtration, parte do Grupo AQSEPTENCE, que nos últimos anos tem se destacado no desenvolvimento de tecnologias de desaguamento, com um crescimento significativo em várias regiões, incluindo a América Latina. Thiago Machado, Gerente de Vendas – Brasil da DIEMME FILTRATION, ressalta que a demanda por suas tecnologias de desaguamento tem aumentado exponencialmente. Esse crescimento não se limita apenas à quantidade, mas também à capacidade das plantas, exigindo grupos de máquinas maiores e mais eficientes.

Para enfrentar os desafios dos projetos e identificar a melhor abordagem para otimizar o custo total de propriedade (TCO) para seus clientes, incluindo consumo de energia e vida útil dos tecidos filtrantes, a empresa utiliza tecnologias digitais para coletar e analisar dados desde o início das aplicações. As atividades atuais de P&D da empresa estão focadas em melhorar a experiência do usuário de seus filtros, bem como em simplificar as atividades de manutenção e monitoramento de processos. Através dessas iniciativas, a equipe visa facilitar e agilizar uma série de tarefas, permitindo um melhor planejamento das manutenções e uma redução nos custos operacionais (OPEX).

No Brasil, a DIEMME FILTRATION já conta com várias referências nacionais e tem experimentado um crescimento significativo de unidades aplicadas nos últimos anos. A empresa se destaca na filtragem de rejeitos de minério de ferro, cobre e bauxita nas principais mineradoras brasileiras. Este aumento nos negócios no Brasil contribuiu para a consolidação da filial DIEMME FILTRATION, localizada em Nova Lima, MG. Esta filial tem como objetivo ser um centro de distribuição de peças sobressalentes e assistência técnica para os projetos nacionais, confirmando a valorização da empresa multinacional com o mercado local.

Dentre a vasta gama de modelos disponíveis, que são selecionados com base em cada aplicação, o modelo GHT.F vem se mostrando com os recursos necessários para tratar minérios com alta presença de argilominerais, em virtude da sua versatilidade. Já são várias unidades instaladas e em instalação no território nacional. Se destacam pela operação totalmente automática, incluindo um sistema com vibração das lonas de filtragem, para garantir que todas as tortas estejam descarregadas, sem deixar resíduos remanescentes. O GHT.F possui dois sistemas de lavagem para as telas de filtragem: um sistema de enxágue de baixa pressão, efetuado após cada ciclo, e um sistema de lavagem das telas de alta pressão, para realizar uma regeneração completa uma vez ao dia. A lavagem das telas de filtragem tem a finalidade de manter limpa a superfície das telas, com o propósito de manter o fluxo de permeabilidade, fazendo o produto (lama) fluir através das telas filtrantes o mais constante possível, assim como remover as incrustações, facilitando a descarga das tortas. Os recursos do GHT.F não param por aí e se estendem à alta disponibilidade operacional, pois permite a troca de um conjunto completo de telas de filtragem em poucas horas, sem a necessidade do operador entrar entre o pacote de placas.