A CSN Mineração lançou mão da metodologia Kaizen para melhorar a qualidade dos processos de manutenção de equipamentos de médio e grande porte na mina Casa de Pedra. A filosofia Kaizen (em japonês, ‘mudança para melhor’) está centrada na melhoria das práticas dos processos de trabalho e na busca da melhoria contínua baseada na eliminação sensata de desperdícios, na utilização de soluções de baixo custo que dependem da motivação e criatividade dos colaboradores. Um dos principais processos encontrados na mineração é a manutenção dos equipamentos de mina, responsáveis por realizar a extração, transporte e carregamento do material (minério), manutenção das vias, praças e estoques da mina e preparação para áreas de desmonte mecânico.

A manutenção desses equipamentos evita a degradação causada pelo uso contínuo e desgaste natural, mantendo a disponibilidade física dentro dos parâmetros exigidos pela empresa, possibilitando assim elevar a produtividade pela operação. Segundo a empresa, a aplicação da metodologia Kaizen na mineração pode ser considerada um processo simples e introdutório para a prática da melhoria contínua. Isso porque é possível trabalhar em todas as áreas da empresa por meio de conceitos básicos como organização, disciplina e redução de desperdícios sem fazer um grande investimento, além de buscar melhorar o desempenho trabalhando com os equipamentos que a empresa já possui e com as ferramentas básicas da gestão da qualidade.

No caso específico da CSN, a filosofia foi implantada nas gerências de manutenção de equipamentos de mina de médio (GMMP) e grande porte (GMGP), com objetivo de aumentar a eficiência do processo por meio da eliminação de desperdícios. A unidade Casa de Pedra possui área de 30 km², compreendendo barragem, usina e mina. Nesta última, atuam cerca de 600 equipamentos, que são responsáveis pela extração, carregamento e transporte de minério e rejeito, bem como manutenção de vias, praças e áreas de desmonte. Atualmente, há aproximadamente 1.330 colaboradores na área de manutenção de médio e grande porte, focados em garantirem o acompanhamento e entrega com confiabilidade desses bens para a operação.

A aplicação da metodologia Kaizen porte trouxe vários ganhos para o setor, segundo a CSN. Foram mapeadas e implantadas diversas melhorias nas categorias de sustentabilidade (saúde, segurança e meio ambiente), produtividade, qualidade e custos. Elas apresentaram resultados extremamente positivos, como redução do tempo de atividade, reaproveitamento de água, melhoria na ergonomia, redução do número de pessoas expostas ao risco, aumento da segurança dos colaboradores, redução de custos validados pela gestão orçamentária, aumento da disponibilidade física dos equipamentos e maior organização das oficinas.

 Ainda de acordo com a empresa, “ficou evidente a evolução do programa dentro do setor, uma vez que as pessoas se mostram cada vez mais motivadas e determinadas a realizarem diferentes trabalhos, dos mais simples aos mais robustos, que quando somados trazem resultados gigantescos.

Os resultados alcançados comprovam a importância da ferramenta e a compreensão do valor da sua implantação, identificando de forma rápida e decisiva oportunidades para melhorar o desempenho das atividades”.

AUTORES: Luana Maria Oliveira Mendes – Agente de excelência operacional na Gerência de Manutenção de Equipamentos de Grande Porte da CSN Mineração e Wallace Alexandre Junior da Silva – Agente de excelência operacional na Gerência de Manutenção de Médio Porte da CSN Mineração