Ir para uma mina com prancheta em mãos, coletar dados, lançá-los na planilha e depois interpretá- -los para tomar decisões estratégicas é um trabalho que leva tempo demais, mão de obra e está exposto a falhas.

Em algumas estruturas, por exemplo, são necessários quatro ou cinco profissionais para fazer com que os dados sejam gerados a contento. Foi pensando em solucionar essa “dor crônica” de seus clientes, as mineradoras, que a STATUM Geotecnia se debruçou sobre um projeto inovador: usar a expertise de seu corpo técnico, formado por experientes engenheiros, para desenvolver um sistema avançado de coleta, geração e interpretação de informações de campo sobre o funcionamento das minas e suas estruturas, de forma rápida, precisa e segura. Assim nasceu o SENTNEL, a mais nova solução do mercado para gestão e monitoramento de dados de operações de minas – e que pode ser usada por outros setores também.

“Acreditamos que o diferencial do SENTNEL em relação a outras ferramentas é o fato de ter sido desenvolvido por engenheiros altamente especializados, que conhecem de perto a rotina das estruturas de uma mina, e não apenas por profissionais de tecnologia da informação. Você coleta, tem inspeção de campo e uma série de ações necessárias.

 E quando você não tem o suporte de um sistema, leva mais tempo para tabular e organizar os dados, além de estar mais sujeito a falhas”, afirma André Guimarães, CEO da STATUM Geotecnia. Ele explica que é possível integrar o sistema de monitoramento de estruturas a instrumentos e dispositivos automatizados de diversos fornecedores, como piezômetro, medidor de N.A, marco superficial, inclinômetro, pluviômetro, medidor de vazão, sismógrafo e outros. E a visualização das informações e imagens é feita em um ambiente 3D.

 “É uma ferramenta que, de fato, dá ao usuário a informação que ele precisa. É possível direcionar as informações geradas para todos os níveis hierárquicos da empresa, desde o operacional, que é o profissional que vai ao campo e levanta os dados, até a estrutura corporativa com o envio de informações mais estratégicas ”, afirma Guimarães. Em qualquer inconsistência na leitura da instrumentação, prazos de atividades, realização de inspeções, os profissionais são avisados por alertas enviados por e-mail e mensagens de texto para que possam elaborar um plano de ação o mais rápido possível.

Com o SENTNEL também é possível gerar relatórios instantâneos em três idiomas e compartilhá-los. Os usuários têm os recursos necessários para organizar arquivos e documentações e até mesmo consultar legislações relacionadas à estrutura, tudo centralizado em uma plataforma on-line e intuitiva.

“O fato de nós termos uma estrutura interna de desenvolvimento permite que ofereçamos aos nossos clientes a oportunidade de inserir informações de suas rotinas no sistema. Conseguimos hoje um suporte técnico muito próximo e que entende as necessidades do cliente.

 A própria empresa STATUM é uma usuária do SENTNEL em seus projetos, e os nossos clientes da área de engenharia contam com acesso ao SENTNEL para gestão de suas estruturas”, explica Guimarães.

Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a STATUM Geotecnia é uma empresa especializada na prestação de serviços de engenharia geotécnica, geológica e de recursos hídricos. Possui larga experiência na elaboração de projetos, acompanhamento de obras, auditorias e inspeções para estruturas de pequeno, médio e grande porte. Atua em todas as etapas da atividade minerária, desde a fase de pré-viabilidade do empreendimento até o descomissionamento.