Com R$ 40 bilhões em investimentos previstos pelas mineradoras até 2016, o Brasil tem uma demanda crescente por novas tecnologias e sistemas que aumentem a performance do setor, cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, a segurança e a precisão de suas operações. Atenta a essa necessidade, a Axis Mining Technology chega ao mercado brasileiro na posição de líder global em design, desenvolvimento e fabricação de ferramentas geoespaciais especializadas para a indústria de mineração.
A empresa com sede na Austrália foi adquirida recentemente pela Orica, que, com a transação concluída em outubro de 2022, se posiciona como o primeiro fornecedor de soluções ponta a ponta do setor. “A Axis chega para compor o portfólio da Orica de tecnologias para mineração, especificamente focada na parte de exploração e pesquisa mineral”, explica Francisca Olivares, product marketing specialist da Orica LATAM – AXIS Integration Team.
A tecnologia geoespacial da Axis vem aumentar a gama de recursos da Orica no suporte a novas descobertas minerais, cada vez mais localizadas em profundidades maiores, exigindo dados de alta precisão. “Faz todo sentido que uma empresa que ofereça soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da mineração, como a Orica, cubra também essa parte de exploração mineral. A Axis está entrando no mercado brasileiro para atuar nesse segmento”, acrescenta Valentim Souza – product marketing specialist da Orica.
Francisca Olivares afirma que a indústria de exploração mineral vive um momento interessante no Brasil. “Percebemos que as pessoas estão com vontade de fazer negócios”, afirmou ela, lembrando que a Axis é uma companhia extremamente focada em inovação. Essa visão de futuro é compartilhada por Simon Grantt, International Operations Manager (AXIS Mining Technology – AMT). “O mercado brasileiro é muito importante para Axis e estamos muito animados. Temos certeza que a nossa entrada no país será uma operação de sucesso muito rapidamente”.
Para a Orica, que já opera no Brasil, a integração da tecnologia e experiência da Axis irá acelerar a capacidade do grupo de apoiar os esforços de transformação digital de seus clientes, ajudando-os a operar com mais eficiência, sustentabilidade e segurança. Orica e Axis estiveram no Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), em novembro, na cidade mineira de Ouro Preto, em uma das ações do Grupo Orica para apresentar a AXIS e algumas de suas soluções aos players da mineração brasileira.
A Axis traz para o Brasil um portfólio de equipamentos dedicados a garantir precisão e qualidade quando se trata de instrumentação de fundo de poço. A ferramenta Champ Navigator tem capacidade de levantamento contínuo de alta velocidade e é flexível para todos os ambientes de perfuração, subterrâneos ou de superfície. Com ela é possível aumentar a certeza de posicionamento do furo, reduzindo ainda os custos operacionais, ao diminuir o tempo de inatividade da plataforma.
Tão fundamental como gerar dados precisos é compartilhá-los e armazená-los de forma segura, ágil e instantânea. É o que promete o Axis onSite, plataforma que transmite as informações coletadas pelo Champ Navigator, fornecendo aos usuários acesso em tempo real a informações críticas de pesquisa de poços de perfuração. Esses dados são acessados em uma espécie de portal do cliente, pelo celular ou no escritório.
“A Axis traz para o mercado brasileiro instrumentos mais amigáveis e simples de serem trabalhados, com dimensões menores, que permitem uma grande otimização de todo processo, de forma integrada, com soluções mais rápidas, ágeis e eficientes”, afirma a equipe.
Últimos Comentários