A Tega Industries Ltd se tornou especialista em revestimentos híbridos para moinhos AG, SAG e moinhos de bolas de grande porte, com resultados expressivos em condições operacionais de moagem extremamente agressivas, no ponto de vista da resistência do revestimento à essas condições.

Tais resultados vêm através da tecnologia Tega DynaPrime, que é um revestimento híbrido, composto de borracha-metal, que possui alta capacidade de absorção de impacto e alta resistência ao desgaste em comparação aos revestimentos metálicos.

Essas características se devem, principalmente, a três fatores: A alta tenacidade dos aços laminados; o amortecimento proporcionado pela borracha, que funciona como um dissipador de energia; a configuração piramidal dos insertos de aço de alta resistência ao desgaste. Isso proporciona rigidez à compressão adequada e alta capacidade de deslocamento longitudinal, permitindo que as energias de impacto sejam dissipadas e não transmitidas diretamente ao corpo do moinho ou aos parafusos de fixação do revestimento.

Os benefícios capturados pelos clientes da Tega que estão utilizando a tecnologia dos revestimentos DynaPrime em seus moinhos são: aumento da vida útil do revestimento; redução do peso do revestimento; redução do número de peças; redução do tempo de troca; aumento do tempo de operação do moinho; ganho de produção.

No entanto, um benefício que vem se destacando durante a atividade de troca do revestimento, é a redução dos riscos de acidentes devido a eliminação do uso de marretas, thunder-bolt e oxi-flame para a retirada dos revestimentos desgastados.

É muito comum, no caso dos revestimentos metálicos, ocorrem a solda entre as peças do revestimento e a obstrução dos furos dos parafusos passantes para a fixação do revestimento.

Esse problema é causado pela deformação mecânica dos revestimentos metálicos, causada pelo impacto das bolas sobre o revestimento. Quanto maior os moinhos e o diâmetro das bolas, maior probabilidade da ocorrência desse problema.

Com a solda das peças e a obstrução dos furos, torna-se necessária a utilização de marretas e /ou thunder-bolt para a retirada dos parafusos e, quando isso não resolve, utiliza-se o recurso de corte das peças metálicas com oxi-flame.

O interior do moinho é um ambiente de espaço confinado, que traz riscos à integridade física, à saúde e à vida dos trabalhadores envolvidos na atividade de troca de revestimentos. O serviço de corte das peças, com oxi-flame, nesse ambiente, aumenta consideravelmente esses riscos e acidentes graves podem ocorrer.

Além disso, é grande a probabilidade de ocorrência de acidentes com projeção de partículas e esmagamento de membros devido à utilização de marretas e thunder-bolt no serviço de remoção dos parafusos de fixação dos revestimentos metálicos.

O que a tecnologia Tega DynaPrime traz como solução para esse problema?

O sistema de fixação externa dos parafusos dos revestimentos Tega DynaPrime. Nesse sistema, a bucha de fixação dos parafusos, com rosca e dispositivo de travamento dos parafusos, são embutidas nas barras e placas dos revestimentos híbridos. Assim, os parafusos são inseridos, rosqueados e torqueados pelo lado de fora do moinho. Com isso, elimina-se os furos das barras e placas para a inserção dos parafusos, como é o caso dos revestimentos metálicos. Dessa forma, não há a possibilidade de obstrução desses furos e a necessidade do uso de marreta e thunder-bolt para a remoção dos mesmos.

Com o sistema de fixação externa dos revestimentos Tega DynaPrime, no final da vida útil do revestimento, ao sacar os parafusos, a barra/placa do revestimento fica solta, sendo facilmente removida porque não há soldagem entre as peças e não há a obstrução dos furos.

O serviço de remoção do revestimento Tega DynaPrime desgastado torna-se mais fácil, mais rápido e mais seguro para ser executado, colocando a vida e saúde dos trabalhadores em primeiro lugar de prioridade.