A Mosaic Fertilizantes assinou uma parceria com a prefeitura de Uberaba (MG) para estudo da viabilidade do uso de fosfogesso em aterro sanitário. Uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, pela primeira vez a empresa realiza um convênio nacional para avaliação da aplicabilidade do fosfogesso para uso em aterro sanitário em substituição ao solo virgem.

A empresa desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis com os produtos de especialidades. O fosfogesso já é aplicado na agricultura e na indústria cimenteira e ganhará um novo uso caso o estudo indique sua viabilidade. O objetivo é verificar os ganhos ambientais, uma vez que esse material pode acelerar a decomposição da matéria orgânica. Se forem atendidas as expectativas de resultado, a solução trará maior economia para o poder público e mais segurança na gestão resíduos”, explica Walter Martins, especialista em desenvolvimento de mercado na Mosaic.

De acordo com informações repassadas pela Mosaic, a aplicação do fosfogesso pode acelerar a decomposição da matéria orgânica, pois contém sulfato, fósforo e enxofre, que são fontes de alimento para bactérias decompositoras, o que pode gerar benefícios como aumentar a vida útil do aterro e estabilizar o líquido lixiviado – conhecido como chorume. Além disso, vai permitir que, no futuro, as cidades tenham acesso a um material alternativo ao convencional, mais tecnológico, que auxilia na cobertura do descarte de resíduos.

A parceria entre a Mosaic Fertilizantes e a Prefeitura de Uberaba prevê, também, a participação da agência de inovação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).