Um teste bem-sucedido da ABB de uma tecnologia robótica de carregamento ocorreu na operação de mineração subterrânea de zinco Garpenberg, da Boliden, na Suécia.

O robô autônomo de carregamento remoto detecta automaticamente furos e os enche de explosivos e detonadores sem a presença de trabalhadores.

Jan Nyqvist, gerente de produtos da ABB para automação de minas, disse que a nova tecnologia está em desenvolvimento há sete anos e esse foi o primeiro teste da operação no local.

“Este projeto começou como um pré-estudo. O objetivo era aumentar a segurança. O que podemos fazer para melhorar a segurança em diferentes ambientes de trabalho? Como podemos mover pessoas de áreas inseguras? Esse foi o ponto de partida. O modo como funcionou, fizemos um estudo de campo e foi a uma das minas para ver como elas o fazem hoje. Com base no estudo de campo, poderíamos realizar uma descrição do problema, dividir tudo para ver como automatizar isso. Assim, desenvolvemos um design conceitual, e o design conceitual nos deu a resposta: ‘podemos fazer isso?’ A resposta foi sim. ”

A ABB construiu um protótipo no laboratório para testar o ciclo totalmente automatizado e, finalmente, na Boliden, foi possível ver a prova do conceito em operação.

Fonte: International Mining