Estão abertas até dia 30 de janeiro as inscrições para o Programa de Especialização Profissional 2011 da Vale. Este ano, o programa irá oferecer pós-graduações em três modalidades: Mineração, Ferrovia e Porto. Ao todo são 133 vagas, divididas em quatro turmas, que terão início no primeiro semestre do ano. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.
Para se candidatar, o profissional deve ter até três anos de formado em alguma das seguintes Engenharias: Civil, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Segurança, Telecomunicações, Automação, Produção, Metalurgia e de Minas. Para a pós-graduação em Mineração também serão aceitas inscrições de profissionais formados em Geologia. Os participantes devem ter disponibilidade para morar no local onde acontecerão as aulas teóricas e práticas e inglês intermediário. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3,2 mil, durante os meses de formação. Após a análise curricular, serão aplicadas provas de inglês e raciocínio lógico. Na etapa seguinte haverá redação, dinâmica de grupo e entrevista pessoal. Todas as etapas são eliminatórias.
O objetivo do Especialização Profissional é desenvolver profissionais recém-formados através de um curso de especialização nas áreas em que a empresa atua para suprir a crescente demanda por mão de obra especializada. Nos últimos três anos, a empresa formou 465 alunos e o índice de contratação supera os 80%.
Pós-graduação em Ferrovia – serão 59 vagas, divididas em duas turmas. Os cursos acontecerão em São Luís, no Maranhão, e em Vitória, no Espírito Santo. Com 420 horas, a formação oferecerá ao aluno a possibilidade de se aprofundar em temas como operação ferroviária, mecânica de vagões e locomotivas, sinalização e controle de tráfego, prevenção de descarrilamento, entre outros.
Pós-graduação em Porto – serão 40 vagas e a turma acontecerá em São Luís, no Maranhão. O curso terá 390 horas e a grade curricular irá focar nos seguintes módulos: transporte marítimo, planejamento e operação portuárias, manutenção de porto, estruturas hidráulicas e legislação portuária, entre outros.
Pós-graduação em Mineração – serão 40 vagas e será oferecida em Ouro Preto, em Minas Gerais. Em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o curso terá 420 horas e possibilitará o aluno uma visão sobre os processos de mineração, beneficiamento de minério, pelotização, manutenção de mina e processos de logística e operações portuária.
Fonte: Padrão
Últimos Comentários