A fábrica da Votorantim Cimentos, localizada em Itaú de Minas (MG), comemora 80 anos de operação em agosto. A unidade abastece boa parte do mercado mineiro, além do noroeste do Estado de São Paulo.

Fundada em 1937 e incorporada à empresa da década de 1970, a fábrica tem capacidade instalada para produção de 2,2 milhões de t/ano de cimento, além de 1,9 milhão de t/ano de clínquer, 350 mil t/ano de argamassa, 750 mil t/ano de calcário agrícola e 210 mil t/ano de cal hidratada.

Com cerca de 443 funcionários próprios, incluindo estagiários e aprendizes, a unidade de Itaú de Minas é estratégica para a Votorantim Cimentos, que destina sua produção principalmente aos setores imobiliário, industrial e de infraestrutura.

A unidade é ainda considerada modelo em diversas práticas. Entre elas, o coprocessamento, que permite substituir combustíveis fósseis e matérias-primas tradicionais na produção de cimento. A prática é realizada pela Votorantim Cimentos desde 1991. Em 2016, por exemplo, a unidade realizou o coprocessamento de 67 mil t de combustíveis alternativos e resíduos industriais.