JMC aprimora operação de equipamentos,reduz variabilidade do consumo de energia elétrica e tem ganhos de R$ 871 mil

Com o objetivo de reduzir custos e aumentar a sua eficiência energética, a Yamana Gold implementou na unidade Jacobina Mineração e Comércio (JMC), localizada na cidade de mesmo nome na Bahia, o projeto “Redução de consumo de energia elétrica”. O trabalho, apresentado no VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta da revista Minérios & Minerales por Lorenzo Milagres Seabra, engenheiro sênior de Manutenção, teve como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica da unidade em 2,5% em 2014 em relação ao ano anterior.

Após realizar um levantamento, a empresa notou que os consumos específicos de energia elétrica (KWh/Ton) e a variabilidade do consumo global não se mantinham nos patamares realizados, possuindo uma grande oscilação, indicando um potencial desperdício de energia. Neste cenário, a empresa identificou que grande parte do consumo de energia elétrica se concentra na mina e planta.

Diante do planejado para 2014, a mineradora priorizou atingir um ponto ótimo de operação que remeta à estabilidade no consumo, evitando-se gastos desnecessários. Sendo assim, o projeto visou atingir os níveis de consumo ideais frente ao processamento de massa realizado pela planta, garantindo que os gastos não sofram alterações bruscas e evitando consumo de energia “não racional”. Além disso, o projeto tratou do consumo ativo, já que o consumo de reativos encontrava-se dentro dos patamares desejados.

Na mina da JMC, os equipamentos que mais consomem energia elétrica são os ventiladores e sistemas de bombeamento. Na planta, referem-se aos sistemas de moagem, lixiviação, hidro metalurgia e britagem.

Diante deste cenário, a mineradora planejou a operação dos ventiladores e demais equipamentos de acordo com as massas alimentadas, visando à máxima eficiência energética. A companhia realizou também diversas ações de eliminação de desperdícios nos circuitos de ar comprimido e bombeamento de mina e ar comprimido na planta.

De acordo com a companhia, o planejamento integrado para o consumo energético foi uma das ações de maior impacto. A mineradora conseguiu uma redução de 7,63% no consumo de energia em 2014 quando comparado ao ano anterior, ficando acima do percentual proposto de 4,3%.

Lorenzo Milagres Seabra, engenheiro sênior de Manutenção da JMC

“Com o processo estabilizado podemos focar nos maiores consumidores propondo projetos de melhoria setoriais, como a automação do bombeamento e ventilação das minas e melhoria nos sistemas de ar comprimido”, afirma Seabra. O projeto de redução do consumo de energia elétrica gerou um ganho de R$ 871.574,00 para a JMC.

JMC conseguiu uma redução de 7,63% no consumo de energia em 2014