Segurança é um fator que se deve colocar acima de todas as outras coisas, tanto em ambientes de trabalho quanto doméstico. Essa segurança deve ser reforçada quando se está executando um serviço que envolve um alto risco de acidente e que possa comprometer além do executor, as pessoas e a comunidade ao redor.
Quando se trata de explosivos, o assunto se torna ainda mais sério. Além de ser um produto com um elevado grau de risco de acidentes, ele é muito visado por assaltantes, para ser utilizado de forma ilícita principalmente no arrombamento de caixas-eletrônicos de agências bancárias.
Em empresas de mineração, a utilização de explosivos é constante, principalmente para o desmonte de rochas. Para atender à legislação, existe uma burocracia na retirada desses produtos de seus armazéns (comumente chamados de paióis). O operador que irá manusear o produto (chamado de blaster) deve ter treinamento, ser cadastrado junto ao Exército brasileiro e deve estar de posse do Plano de Fogo.
No Plano de Fogo são listados os dados do blaster, dados dos demais envolvidos no processo, informações do local de aplicação, quantidade dos explosivos que serão utilizados e a Identificação Individual Seriada de cada explosivo utilizado.
Executando todo o processo de forma manual, um grande tempo é demandado, visto que todas as informações devem ser escritas pelo blaster. Apenas para o IIS, são 24 dígitos que devem ser anotados.
Além do tempo que é gasto para anotar as informações, deve-se levar em consideração também a letra do blaster, que por pressa na anotação pode ficar até mesmo ilegível. Pensando nessa questão, nesse trabalho será desenvolvido um programa que automatize todo esse processo, através de ferramentas tecnológicas atuais, como tablet, leitor de código de barras, impressoras portáteis, dentre outras que ajudem a otimizar o processo.
OBJETIVOS
– Desenvolver um sistema para ser utilizado em tablets, para registro das movimentações de explosivos e acessórios.
– Desenvolver um sistema para ser utilizado em servidores para consolidar todas as informações recebidas dos tablets.
– Desenvolver um sistema para ser utilizado em computadores convencionais para administrar as informações que são sincronizadas entre os tablets e os servidores, ou seja, que atue como um supervisório.
JUSTIFICATIVA
A atividade de detonação de frentes de trabalho demanda um grande tempo para planejamento, execução dos furos e carregamento com explosivos.
Cada minuto gasto é de suma importância para a conclusão com sucesso da atividade. Otimizando o tempo de retirada de explosivos dos armazéns, aumenta-se o tempo que pode ser gasto para tarefas mais críticas, como a montagem dos explosivos, garantindo a eficácia do serviço.
Além do ganho de tempo na execução da tarefa de detonação, garante- se também a rastreabilidade de todos os explosivos que foram manuseados pela empresa. Ao consultar no sistema, pode-se rastrear toda a movimentação de qualquer explosivo, desde a sua entrada na empresa até a sua saída para detonação.
Com esse sistema, a empresa que o utilizar estará ganhando tempo e garantindo sua segurança, atendendo todas as exigências impostas pelos órgãos regulamentadores.
Nesse projeto, será desenvolvido um sistema completo para informatização do processo de manuseio de explosivos baseado na linguagem de programação C#. Para armazenar todas as informações, será utilizado o sistema de banco de dados Microsoft SQL Server.
CONSIDERAÇÕES
Através desse programa é possível controlar também falhas por parte do fornecedor, quando esse entregar um material que não está relacionado em seu documento de Transferência de Posse, ou também, quando não entregar um material que consta na Transferência de Posse, permitindo a empresa que está recebendo o material a identificar exatamente o que está sendo transferido nos documentos.
Esse programa atende à todas as exigências do Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, no que diz respeito à rastreabilidade dos produtos que são controlados pelo Exército brasileiro.
Além de fazer a empresa cumprir com as exigências do órgão regulador, o ganho no tempo do processo é enorme, visto que o trabalho manual de anotação de código por código é eliminado, automatizando todo o processo.
AUTOR: Sílvio José de Freitas Junior.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários