O aparelho permite visão noturna de longo alcance e em ambientes com grande quantidade de pó. Com ele, é possível monitorar, mesmo em ambientes com pouca ou sem qualquer iluminação, o maciço rochoso, encostas e fendas em geral. Entre os principais diferenciais da câmera estão: alto desempenho (24 horas por dia e 365 dias por ano), monitoramento 360º normal e térmico, menor tempo de resposta na detecção de problemas, baixa demanda de manutenção, e possível integração com diferentes plataformas de comunicação.
Adicionalmente, a empresa destacou os seus sistemas de vídeo para o controle de processos produtivos. A câmera MIC IP 7000 foi desenvolvida para suportar condições extremas de uso, além de situações climáticas e de iluminação adversas como, por exemplo, ampla variação de temperatura -60 a +60 0C em até 100% de umidade.
A tecnologia gera ainda imagens de alta definição em qualquer altura e local, além de ajustes contínuos e dinâmicos conforme movimentos de objetos e pessoas, variações da intensidade da luz e flutuações de contraluz e luz frontal.A MIC 7000 é uma câmera PTZ de alta definição, livre de manutenção e com altos padrões de proteção (IP68 e IK10), que agrega acessórios de proteção e iluminação capazes de cobrir distâncias de até 175 m em plena escuridão.
A empresa apresentou ainda sua linha de equipamentos de medição, como as trenas a laser GLM30 que possibilita medições de até 30 m e a GLM250 indicada para trabalho em áreas externas com até 250 m, assim como a linha de detectores de calor, que tem como principal objetivo identificar padrões ou mudanças de temperatura em componentes revelando falhas e, dessa forma, assegurando a continuidade operacional dos processos.
“Nos próximos anos, uns dos maiores desafios dessa indústria estarão ligados à segurança no trabalho, melhoria da produtividade, redução de custos operacionais, eficiência energética e redução das emissões. Além, é claro, da busca por mão de obra especializada”, afirma Alberto Abdu, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Bosch Brasil.
Soluções Mining 4.0
A empresa pretende também atuar na área de Internet das Coisas. Por meio da interconectividade, a empresa está oferecendo produtos e serviços de suas diferentes divisões de negócios e trabalhando no desenvolvimento de soluções para o mercado “Mining 4.0”, que visa ao gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo da operação.
“A interconectividade de objetos, dispositivos, serviços e maquinário por meio de um endereço IP, resulta na criação de redes de produção inteligentes que podem funcionar de forma autônoma”, ressalta Abdu.
Um exemplo de solução é a conexão de máquinas e equipamentos que permitirá a análise dos dados dos sensores micromecânicos em tempo real. De acordo com informações da empresa, os problemas poderão ser detectados previamente permitindo que a máquina passe por manutenção de forma programada. Além disso, essa conexão possibilita que os sensores monitorem as condições dos equipamentos de forma automática, com o objetivo de identificar padrões que indiquem uma falha potencial (manutenção preditiva).
Fonte: Revista Minérios & Minerales