Para capacitar seus servidores, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizaram, de 24 a 28 de março, em Porto Alegre (RS), o curso de estudos técnicos sobre Mecânica de Rochas.

O curso objetivou capacitar os técnicos sobre segurança em minas subterrâneas, mecânica de rochas, sustentação com pilares, metodologias de monitoramento de pilares, efeitos de subsidências em áreas de extração, hidrogeologia. Assim como permitiu a capacitação em ventilação, medição de poeiras, segurança e novos métodos de lavra em minas subterrâneas mecanizadas, visando o aperfeiçoamento das ações de fiscalização do DNPM do Programa de Fiscalização e Controle da Atividade Minerária.

O Diretor-Geral Substituto do DNPM, Victor Bicca, ressaltou que o curso é extremamente importante para os técnicos da autarquia, já que essas vistorias focam no cumprimento de normas técnicas para a garantia do aproveitamento racional da jazida, com segurança operacional e boa condição de higiene e saúde dos trabalhadores.

O Coordenador de Fiscalização, Eng. Roger Romão, que representou o Diretor de Fiscalização da Atividade Minerária do DNPM, Walter Arcoverde explicou a atual situação de fiscalização das minas. “Em 2013, foi atingido um percentual de 71,3% da meta prevista. Mesmo tendo sido realizadas 99 vistorias em minas subterrâneas, nem todas as minas foram alcançadas”, disse.

O curso contou com a participação de 22 servidores da Sede e das Superintendências da autarquia e foi desenvolvido para padronização dos procedimentos adotados na avaliação e estudos técnicos sobre segurança em minas subterrâneas. Na abertura, foram visitados o laboratório de Geofísica, especializado em mineração subterrânea, o laboratório de Mecânica de Rochas e a Sala de Tecnologia da Informação que permite, em ambiente 3D, a simulação de uma visita a uma mina subterrânea.

Acordo de Cooperação Técnica

O início da parceria foi marcado com a celebração de Termo de Cooperação Técnica entre DNPM e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que visa identificar parâmetros técnicos de segurança nas atividades de lavra subterrânea.

No acordo, a UFRGS vai disponibilizar seu conhecimento científico, por intermédio do seu corpo docente, na realização de cursos de capacitação e treinamento dos técnicos do DNPM.

Os demais cursos terão como tema métodos de lavra subterrânea; ventilação e medição de poeira em mina subterrânea; controle de maciço em escavações subterrâneas; segurança em minas subterrâneas e avaliação de projetos técnicos de mina.

Fonte: Redação MM