A Somar – Sociedade Mineradora recebeu o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler em cerimônia realizada em Porto Alegre (RS). A homenagem, que tem a chancela da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Fepam, instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Estado. O evento aconteceu logo após o encerramento do Encontro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul.

Na abertura da cerimônia, a neta de Henrique Luiz Roessler leu o Juramento de Proteção, escrito pelo ambientalista gaúcho nascido no final do século XIX e falecido em 1963. Roessler foi exemplo para o Brasil e serviu de inspiração para ONGs e órgãos do poder público, sendo considerado o grande pioneiro do ambientalismo no Estado.

Foi por iniciativa da empresa que o Comitê da Bacia do Baixo Jacuí criou o Projeto Elo Verde, uma parceria para o replantio de mata nativa nas áreas ribeirinhas dos 40 municípios que integram a bacia hidrográfica. Na área de educação ambiental, a mineradora desenvolveu junto com o Grupo Ecológico SOS Jacuí e a Har Engenharia o Projeto Margens Vivas, dedicado a estudantes de escolas vizinhas às suas áreas de atuação.

Fonte: Padrão