As negociações sobre os preços do minério de ferro entre as siderúrgicas chinesas e grandes mineradoras globais devem terminar em abril, à medida que as mineradoras mostram não estar com pressa na expectativa de uma recuperação da demanda, afirmou na quinta-feira um executivo da segunda maior siderúrgica da China.

“As mineradoras estão esperando por uma influência positiva sobre a demanda por aço do plano de estímulo da China de 4 trilhões de yuans”, disse Liu Rujun, vice-presidente do conselho do Hebei Iron and Steel Group, formado no ano passado em uma fusão dos dois principais produtores de aço, Tangshan and Handan.

O setor de aço da China é representado nas negociações pela Baosteel, maior siderúrgica da China, que pressiona por um corte de preço das fornecedoras BHP Billiton, Rio Tinto e Vale.

Mas a expectativa de Liu de que as negociações anuais terminem em abril é mais otimista do que de alguns participantes de mercado e analistas.
“As siderúrgicas vão esperar agora que as coisas acabem, e não vejo um acordo antes de junho, talvez depois”, disse Mark Pervan, analista de commodities da ANZ, afirmando que existe um grande abismo entre os dois lados.
Fonte: Padrão