A Caterpillar divulgou ter concluído com sucesso o desenvolvimento de seu primeiro protótipo de caminhão 793 elétrico a bateria.  A empresa fez “uma demonstração bem-sucedida” em seu campo de testes no Arizona. O projeto contou com o apoio dos principais clientes de mineração que participam do programa Early Learner da Caterpillar: BHP, Freeport-McMoRan, Newmont, Rio Tinto e Teck Resources.

Os clientes assistiram a uma demonstração ao vivo do protótipo em um percurso de 7 Km . Durante o evento, a Caterpillar monitorou mais de 1.100 canais de dados, reunindo 110.000 pontos de dados por segundo para validar os recursos de simulação e modelagem de engenharia. Totalmente carregado em sua capacidade nominal, o caminhão atingiu uma velocidade máxima de 60 km/h .

O veículo carregado viajou 1 Km subindo uma rampa de 10% a 12 km/h e 1 Km em declive de 10%, capturando a energia que normalmente seria perdida como calor para alimentar a bateria. Ao completar o percurso, o caminhão mantinha energia de bateria suficiente para realizar ciclos completos adicionais. . 

O programa Early Learner foi lançado em 2021 e se concentra em acelerar o desenvolvimento e a validação dos caminhões elétricos a bateria da Caterpillar nas instalações dos clientes participantes. Essa abordagem apóia os compromissos individuais que cada participante do Early Learner assumiu para reduzir e eliminar as emissões de gases de efeito estufa de suas operações.