A Yellow solutions vem trabalhando com soluções de mediação, automação e análises para otimizar processos na área de mineração. De acordo com Paulo Longo, gerente geral da empresa no Brasil, as tecnologias permitem ganhos consideráveis de produtividade no beneficiamento. Uma das soluções é a Cyclonetrac, uma família de analisadores para determinação e controle, em tempo real, do tamanho de partículas individualmente em cada ciclone. A linha PST (Particle Size Tracking) permite, por exemplo, conhecer a distribuição granulométrica de calibração, e os tamanhos das partículas passantes no overflow dos ciclones (a partir de 30 a 250 µm).
Esta nova tecnologia, baseia-se na troca de energia entre o fluxo de minério no overflow e uma sonda sensor, fabricada em cerâmica especial. A visão abrangente proporcionada pelo Cyclonetrac possibilita determinar problemas anteriores a fase de ciclonagem, como, por exemplo, na moagem, quando os tamanhos de partículas estão fora da especificação de forma generalizada nos ciclones.
A linha OSM (Over Size Monitor) é instalada externamente ao overflow do ciclone e tem o propósito de informar a passagem de rochas (>6mm) pelos ciclones. A linha OSM é recomendada para empresas com baixo grau de controle e automação, que enfrentam problemas com a passagem de grossos pelos ciclones comprometendo a flotação.
Já o Blue Cube é um analisador para polpa de minério. Permite medir e controlar a composição mineral ou de elementos químicos, em tempo real, diretamente na linha de interesse. Sua tecnologia é baseada em espectroscopia óptica, com modelos matemáticos estabelecidos através de quimiometria.
A solução Rhosonics é um equipamento baseado em tecnologia de ultrassom e é aplicável à medição de densidade em polpa de minério. Substitui a tradicional tecnologia dos densímetros nucleares, atendendo ao meio ambiente e atenção às normas de segurança. Na linha de produtos da Rhosonics, há também sondas para a medição de densidade percentual de sólidos em tanques (espessadores, sedimentação, clarificadores etc.).
Por fim, o sistema Smart Diver, fabricado pela empresa australiana PLAPL, é um equipamento capaz de informar de forma correta a distribuição de fases num tanque espessador. A Informação da densidade e posição (nível) de cada fase é informada de maneira clara num supervisório próprio, que pode ser perfeitamente integrável ao sistema inteligente ou supervisório da planta. Além destas informações é possível também determinar o percentual de sólidos.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários