O presidente da Yara Brasil, Marcelo Altieri, em entrevista à Folha, informou que a empresa substituiu as importações da Rússia por Canadá e EUA. Em 2022, o mercado brasileiro de fertilizantes alcançou pouco mais de 41 milhões de toneladas e projeta vender 45 milhões de toneladas do insumo neste ano.

A Yara, principal fornecedora de fertilizantes para o país, quer mais. O objetivo, de acordo com o presidente, é que até 2050 a produção ocorra sem emissão de poluentes (fertilizantes verdes), ampliada na mesma área de cultivo além de melhorar os nutrientes do solo, base do novo negócio da empresa, que é a agricultura regenerativa – conceito que tem ganhado força nos últimos anos.

Entre as práticas que constituem este sistema estão:

 1) redução do revolvimento do solo;

 2) manutenção da cobertura vegetal nas áreas agrícolas;

3) ampliação da biodiversidade;

 4) utilização consciente de insumos agrícolas (defensivos e fertilizantes);

 5) rotação de culturas para manutenção da diversidade de espécies no ambiente.

Preço dos fertilizantes

Os preços dos fertilizantes estão muito atrativos, alcançando médias históricas. E os preços no mercado internacional das commodities, apesar das recentes quedas, ainda estão em bons patamares. Esse conjunto de fatores somado à melhora dos prêmios no porto garante uma boa relação de troca, que nada mais é que a quantidade de saca de grão que o produtor precisa comprometer em troca de uma tonelada de fertilizante. Isso reduz os custos de produção, permitindo maior lucratividade no momento da negociação e contribuindo para a recuperação das margens, que foram impactadas durante a temporada atual.

A Yara Brasil investe em fertilizantes, programas nutricionais e tecnologias que aumentam a eficiência e a produtividade das lavouras brasileiras. A linha premium Yara possui diferentes perfis de produtos, voltados a diversas culturas. Além disso, um dos lemas da Yara é alimentar o mundo com responsabilidade, investindo em tecnologias e produtos que permitam o crescimento sustentável do agronegócio, promovendo a nutrição de culturas ecologicamente corretas em busca de um planeta verdadeiramente sustentável.