Augusto Diniz – Pouso Alegre (MG)

Trata-se da primeira planta industrialda empresa fora da China; o empreendimentopossui 140 mil m² de área construída

A inauguração da fábrica da XCMG em Pouso Alegre (MG) é umpasso ousado maior do que o fato de ser a primeira planta industrialda estatal chinesa de equipamentos de construção forada China. Na unidade, a empresa pretende produzir 3,5 mil máquinas/ano, entre escavadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras, rolocompactadores e guindastes. Um número expressivo em um país quecomercializa hoje algo em torno de 30 mil unidades da linha amarela.O empreendimento possui 140 mil m² de área construída e o projetoé semelhante à fábrica da matriz, em Xuzhou, na província de Jiangsu.Localizada às margens da BR-381 (Rodovia Fernão Dias), no km 855, o tamanho da estrutura impressiona para esse tipo de construção industrial. O investimento inicial foi de US$ 200 milhões.

Se os negócios aquecerem para os lados da XCMG, a empresapretende pôr em prática a segunda etapa do plano no País, que édobrar o tamanho da planta mineira, afirma o engenheiro EdnilsonKimura, diretor de manufatura da nova unidade industrial e quedesde 2012 vem acompanhando as obras da fábrica. Área livre aempresa já possui: o terreno total da planta em Minas Gerais é de800 mil m².

O protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais e a prefeiturapara a construção da unidade industrial foi assinado em maio de2011, mas a terraplenagem começou em abril do ano seguinte.No local, serão fabricados guindastes de 30 t e 75 t, escavadeiras de22 t e 37 t, pás-carregadeiras de 2 t e 5 t, rolo compactadores e motoniveladoras.Os motores das máquinas serão fornecidos pela Cummins.

Durante a construção da unidade, a empresa chegou a montar algumasmáquinas em sistema de SKD e CKD em Pouso Alegre.Inicialmente, trabalharão na unidade 600 pessoas, mas em plenacapacidade ela terá 1.500 trabalhadores.

“O desafio do projeto foi conciliar a expectativa chinesacom a realidade brasileira”, afirma Kimura. De acordocom ele, a burocracia e a falta de mão de obra são algunsdos itens que exigiam permanente trabalho de esclarecimento
aos chineses. O executivo explica também queexiste muito a desenvolver na cadeia de fornecedores daempresa no País. Segundo ele, três fornecedores chinesesque já atendem a XCMG podem vir a se instalar no Brasil para atender a fábrica.

Estrutura metálica

A planta da XCMG, no pico, contou com 700 operários. Foram erguidos quatro galpões, prédiona parte frontal para as áreas administrativa, financeira e refeitório com três andares, e um hotel de trânsito com 60 quartos para executivos, engenheiros e técnicos chineses.

Os galpões industriais foram todos feitos de estrutura metálica (vigas, pilares, coberturas efechamentos laterais) importada da China. Serviços de alvenaria foram realizados apenas nasbases do fechamento dos galpões, de altura média de 1 m. Uma usina de concreto foi montadapara atender as edificações não industriais.

O primeiro galpão, com 12 mil m², é destinado ao corte de chapas e preparação. Já osegundo, com 56 mil m², para usinagem e pintura (há 3 linhas de pintura). “Essa montagemfoi a mais complexa”, aponta Kimura.

No terceiro galpão, também de 56 mil m², institui-se a linha de montagem. O último galpão,o menor de todos, destina-se à lavagem de máquinas pós-testes e adesivagem.

Entre os galpões 1, 2 e 3 foram construídas interligações em seus extremos para passagemde material e máquinas. Todos os galpões possuem mezanino. A altura mínima dos galpões atinge 12,5 m e as suas coberturas possuem isolamento termoacústico.

Operam nos galpões 128 pontes, pórticos e semipórticos. No total, 199 equipamentos industriais foram instalados.

A pista de testes da planta possui 30 mil m², com resistência de 15 t por m² – nos galpões, aresistência mínima é de 10 t /m². Foram construídos pelo menos 5 km de vias de acesso dentrodo perímetro da unidade.

Ficha Técnica – Fábrica da XCMG

Local: Pouso Alegre (MG)
Projeto básico: First Design (empresa chinesa)
Gerenciamento e construção: Padrão Argil
Projetos: Deltron Engenharia
Obras: Loyman
Instalações eletromecânicas: ITC
Terraplenagem e vias de acesso: Delft
Fundações: Estatec
Fabricante de estrutura metálica: Butler
Instalações eletromecânicas: ITC
Licença ambiental: Jus Ambiental