A Volvo Penta, divisão do Grupo Volvo que atua no mercado de motores marítimos e industriais, iniciou a produção de motores industriais no Brasil, no complexo fabril da empresa, em Curitiba (PR). Os motores são o TAD-1344GE e TAD-1345GE, ambos de 13 l, destinados a grupos geradores de energia.

O motor Volvo Penta é muito similar ao do caminhão Volvo FH. A principal mudança é no cabeçote, que ganhou projeto próprio para o ciclo de trabalho industrial. Do total de peças, 45% são iguais às do motor do FH, o que facilita ainda mais a manutenção. Um dos diferenciais do modelo está no intervalo de troca de óleo. No Volvo Penta 13 l, a troca é feita a cada 600 h. Nos seus similares do mercado, segundo a empresa, ocorre a cada 250 h. Também consome menos diesel, com um ganho de até 5%.

Outro destaque é a densidade de potência: mesmo mais compacto, o motor oferece a mesma força que os seus similares. E é 76% menos poluente, além de ser o único no Brasil a atender a norma Tier 2, certificação ambiental americana.

Motor de 13 l é destinado aos grupos geradores de energia

Fonte: Revista Minérios & Minerales