Após estudo, mina contratou equipamentos de menor porte, mais condizentes com as restrições operacionais do sítio

Com o objetivo de analisar o porte de equipamentos e promover uma otimização, a Gerdau, unidade Várzea do Lopes, apresentou o projeto “Redução de porte com ganho de produtividade de equipamentos de mina”. O trabalho, de autoria de Rodrigo Correia Barbosa e Breno dos Santos Magalhães, ambos da Gerdau Mining Americas, foi um dos laureados pelo 18° Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira da revista Minérios & Minerales, iniciou-se a partir da avaliação de porte de equipamentos para a contratação de um prestador de serviço de movimentação de materiais e aprofundou-se com o diagnóstico detalhado das particularidades da mina.

Foi realizado um modelamento completo do ciclo de produção da mina (uso do software Talpac) em múltiplas combinações de escavadeiras e caminhões. Embora em diversas situações o senso comum leve a crer que o maior porte de equipamentos traga ganhos em escala, esta lógica provou-se falha quando confrontada com algumas das restrições operacionais existentes na mina.

Identificou-se que equipamentos de menor porte, embora tivessem payload menor, possibilitaram uma maior produtividade global, tanto quando considerando um investimento financeiro equivalente, bem como quando considerada a capacidade dos fluxos da mina, pois eram menos afetados pelas restrições operacionais da mina. Com base nestes estudos passou-se a adotar equipamentos de dimensões mais compactas.

Conheça os autores do projeto

Rodrigo Correia Barbosa – Assessor técnico de Operações de Mina da Gerdau Mining Americas. Engenheiro de Minas, especialista em Gestão Financeira.

Breno dos Santos Magalhães – Chefe de Planejamento de Lavra de Longo Prazo da

Gerdau Mining Americas. Engenheiro de Minas, especialista em Gestão Financeira.

Leia na íntegra o trabalho “Redução de porte com ganho de produtividade de equipamentos de mina”.

Fonte: Revista Minérios & Minerales