A Vale informa que concluiu a transação com a Cemig Geração e Transmissão S.A. para venda de 49% de sua participação no projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte. Esta transação está relacionada ao acordo com a Cemig GT anunciado em 19 de dezembro de 2013.
Após a obtenção das aprovações legais e o cumprimento de todas as condições precedentes à transação, a Vale transferiu a sua participação de 9% na Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção, operação e exploração da UHE Belo Monte, para a sua subsidiária Aliança Norte Energia Participações S.A. Na sequência, a CEMIG GT adquiriu 49% das ações da Aliança Norte, correspondente a uma participação indireta de 4,41% na Norte Energia S.A. A aquisição foi feita pelo pagamento em caixa de um valor de aproximadamente R$ 305 milhões.
A participação indireta da Vale no capital da Norte Energia, agora reduzida a 4,59%, nos garante o direito de adquirir 9% da energia elétrica gerada pela usina, através de contrato de longo prazo firmado em 2012. Ao mesmo tempo, há a expectativa de redução, na mesma proporção, da prestação pela Vale das garantias associadas à estrutura de financiamento do projeto Belo Monte.
Também fez parte do acordo com Cemig GT, a constituição da Aliança Geração de Energia S.A., operação concluída em 27 de fevereiro de 2015, conforme anúncio feito ao mercado naquela data, com o aumento do capital social na Aliança Geração mediante o aporte de ativos de geração de energia da Vale e Cemig GT.
Segundo a mineradora, esta transação é consistente com a estratégia de maximização de valor para os acionistas, na medida em que proporciona diminuição do dispêndio de capital em investimentos relacionados a ativos non-core e aumenta a flexibilidade para gestão destes ativos no futuro.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários