A Vale apresentou seu relatório de produção do quarto trimestre de 2012. A produção de minério de ferro atingiu o maior nível para um quarto trimestre, com 85,5 milhões t. De acordo com a Vale, devido à sazonalidade, a produção de minério de ferro no último trimestre de cada ano é normalmente menor do que a do terceiro trimestre. Essa foi a primeira vez, desde 2003, que o desempenho do quarto trimestre superou o de um terceiro trimestre, ficando 1,9% acima. Dois fatores foram essenciais: após a conclusão de pre-stripping, a operação da mina N5 Sul em Carajás contribuiu não somente para aumentar a produção, mas também para melhorar a qualidade e reduzir custos; chuvas abaixo dos níveis normais durante o trimestre.
A produção de carvão também alcançou recorde trimestral, em grande parte devido ao bem-sucedido ramp-up de Carborough Downs, após problemas que determinaram a suspensão da operação no segundo trimestre do ano passado.
O ano de 2012 foi considerado pela mineradora como “desafiador”, dadas as condições climáticas adversas que afetaram a produção de minério de ferro no Brasil no primeiro trimestre e as paradas em Sudbury, Carborough Downs, VNC e Onça Puma causadas por problemas operacionais. Com exceção de Onça Puma, todas as unidades retornaram à operação.
A produção de minério de ferro foi de 320 milhões t em 2012, ligeiramente inferior a de 2011. A produção de níquel, 237.000 t, ficou 1,9% abaixo do ano anterior. Porém, três recordes na produção foram atingidos: pelotas (55,1 milhões t), carvão (7,1 milhões t) e rocha fosfática (8 milhões t).
Fonte: Padrão
Últimos Comentários