A Vale foi autorizada pela ANM a produzir, a seco, até 8 milhões de toneladas de minério de ferro da Mina Alegria, em Mariana, próxima ao Complexo Germano (foto), da Samarco. Foto: Divulgação/Samarco
Vale S/A foi autorizada pela Agência Nacional de Mineração (AMN) a produzir 8 milhões de toneladas de minério de ferro na Mina Alegria.A mina está próxima ao Complexo Germano, pertencente à sua controlada Samarco, em Mariana (MG). A autorização foi comunicada nesta sexta (01/11) em nota assinada pelo diretor de Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani Pires. Portanto, como frisa a nota, a AMN “suspende os efeitos de interrupção da operação se encontra paralisada desde março de 2019”.
O comunicado da Vale esclarece, porém, que ainda se encontram paralisadas outras 42 milhões t. A produção do complexo da Samarco, porém, continua paralisada há quase quatro anos, desde o rompimento da Barragem Fundão, em novembro de 2015.
Na prática, a autorização da AMN “possibilitará o retorno parcial das operações a seco na mina de Alegria”, escreveu Luciano Siani. Observou, contudo, que a mineradora, nestes dois meses finais do exercício fiscal de 2019, pretende produzir no limite de 1 milhão t.
[themoneytizer id=”24055-1″]
Vale produzirá até 332 milhões t
Toda produção da Samarco, em Marina, foi interrompida em decorrência da tragédia de 05/11/2017. O rompimento da Barragem Fundão, na Mina Germano, deixou 19 mortos, arrasou o Distrito de Bento Rodrigues (Mariana) e causou danos ambientes, patrimoniais e econômicos até a foz do Rio Doce, no Espírito Santo.
Últimos Comentários