SÃO PAULO – Em comunicado enviado há pouco, a Vale do Rio Doce confirmou que mantém negociações com a mineradora anglo-suíça Xstrata. No entanto, a empresa afirma que o negócio ainda não está concluído. Reportagem publicada hoje pelo Valor Econômico revelou que a empresa brasileira prepara uma oferta de aquisição da Xstrata.

A Vale confirmou também que vem discutindo com bancos o formato dos financiamentos de eventuais aquisições. A mineradora ressalta que as condições atuais do mercado de capitais internacional podem representar ” um grande desafio ” no momento de levantar recursos para essas operações.

Segundo apurou o Valor, a empresa estaria se preparando para fazer uma oferta aos acionistas da Xstrata, sexta maior mineradora do mundo. O negócio, de até US$ 90 bilhões, seria pago com ações preferenciais da Vale e com recursos oriundos de financiamentos bancários.

Outro grande desafio da empresa seria não ampliar demais seu endividamento, para não comprometer a classificação de grau de investimento que já detém. Essa nota significa baixo risco para os investimentos.
Fonte: Padrão