Menos de 24 horas após rejeitar proposta de compra não solicitada feita pela Glencore Plc, fontes do mercado disseram à Bloomberg que a Teck Resources Ltd. estará disposta a avaliar ofertas de potenciais pretendentes depois de concluir o processo de spin off de seu negócio de carvão siderúrgico.

O valor da proposta rejeitada é de US$ 23 bilhões e a Glencore Plc é a mais lucrativa mineradora de carvão do mundo, além de ser uma comercializadora agressiva de commodities.

Ao recusar a oferta de ações da Glencore, o diretor executivo da Teck, Jonathan Price, disse na segunda-feira, 3 de abril, que a estrutura de cisão proposta pela empresa suíça exporia os acionistas da Teck a seus extensos negócios de comércio de carvão térmico e petróleo. Norman Keevil, presidente emérito da Teck, afirmou, em comunicado, que “agora não é hora de explorar uma transação dessa natureza”.


Segundo a mineradora canadense, o objetivo é seguir em frente com a votação dos acionistas em 26 de abril sobre a separação de suas divisões de metais e carvão. Se os investidores aprovarem, a separação deve acontecer até o final de maio, com a produtora de metais básicos sendo renomeada para Teck Metals Corp.

Em comunicado, Chris Stannell, porta-voz da Teck, disse que o conselho e o comitê especial estão confiantes de que a separação proposta entre a Teck Metals e a Elk Valley Resources é do melhor interesse da Teck e de todas as suas partes interessadas. “A separação proposta pela Teck posiciona a Teck Metals e a EVR para crescer e não exclui oportunidades futuras para outras transações estratégicas no momento apropriado.”