A mineradora canadense South Atlantic Gold assinou acordo com o governo do Ceará para investir R$ 120 milhões na exploração de ouro na região de Pedra Branca, município a 268 km de Fortaleza. O projeto irá gerar 1.500 empregos, sendo 900 na fase de construção e 250 após inauguração.

A South Atlantic pretende alcançar a produção de 66 mil onças de ouro, conforme estudo técnico, sendo o projeto no Ceará uma das principais ações de seu plano para fortalecer atuação na América do Sul. Para tanto, a empresa informa que está “engajada na aquisição e avanço de propriedades minerais nas Américas”.

A propriedade da companhia no Ceará tem 48.828 ha, com recurso mineral inferido inaugural de 180.000 onças Au, segundo a South com “excelente potencial de crescimento”. A empresa destaca as condições favoráveis do empreendimento: acesso rodoviário, energia, água, suprimentos e mão de obra de fácil acesso.

Em comunicado no seu site, a South afirma que o Programa de Exploração da Fase I foi bem sucedido em delinear o Maiden Resource de 4.042.000 t com teor de 1,38 g/t Au para um total de 180.000 onças de ouro. “Este programa foi seguido pelo programa de exploração da Fase II onde, além das atividades de exploração de abertura de valas, mapeamento e perfuração, um programa geofísico de drone foi usado para fornecer ainda mais informações ao crescente banco de dados geológico”, conclui.