A Sotreq, referência no mercado nacional no fornecimento de bens de produção e soluções voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura, com atuação nos segmentos de construção, mineração, industrial, agrícola, florestal, energia, petróleo & marítimo, completa 70 anos.

E a celebração de sua longa jornada veio acompanhada de um importante reconhecimento: este ano a empresa foi eleita a empresa do Comércio Varejista do Brasil, segundo a Revista Exame – Especial Melhores e Maiores.

Sua forte atuação em mercados que exigem alta tecnologia e capacitação sempre foi a mola propulsora para investir no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Revendedora de produtos Caterpillar, sua preocupação com o aumento de produtividade e redução de custos operacionais tem garantido o atendimento direcionado e customizado, de acordo com as operações de cada cliente.

“Gostaria de dedicar a celebração deste aniversário aos nossos clientes que, com suas críticas, sugestões e também seu reconhecimento, ajudaram a construir estes 70 anos da Sotreq. E, também, agradecer aos nossos funcionários, por sua dedicação no cumprimento destas demandas”, enfatiza Carl Alfred Orberg, presidente do Grupo Sotreq.

Estratégia Empresarial

A definição do negócio da empresa demonstra a sua diferenciação: “Empreender negócios sinérgicos que propiciem para aos clientes alta disponibilidade e eficiência no uso e gestão de bens de produção.”

Esta é a forma de a empresa posicionar-se de modo mais abrangente do que a de um mero fornecedor de equipamentos, participando de todo o ciclo do equipamento, garantindo ao cliente o melhor retorno ao seu investimento. Como organização, se destaca no apoio aos clientes na gestão do seu custo operacional.

Para isso, busca a excelência na área de Suporte ao Produto e inúmeros têm sido os investimentos necessários, em especial em profissionais qualificados. Na área de Suporte ao Produto a estimativa é de dobrar o quantitativo de Técnicos nos próximos quatro anos. São muitos os programas de qualificação profissional, abrangendo desde a Escola de Formação de Mecânicos, certificações nacionais e internacionais em produtos, e mesmo o MBA Sotreq.

Ainda nesta linha conta com o Instituto Social Sotreq – ISSO, com programas de formação de jovens para o mercado de trabalho, totalizando 3.400 beneficiários desde sua fundação, seis anos atrás. Além disso, destaca-se a certificação ISO 9001 de seu Centro de Remanufatura de Componentes de Contagem, considerado referência mundial.

Outra importante prioridade de investimento é a tecnológica. Em 2010 foi constituída uma unidade, visando à representação de produtos de tecnologia de monitoramento de máquinas, Sitech. Para isto, a empresa conta hoje com duas centrais de monitoramento, uma em Contagem e outra em Sumaré, de onde 3.500 máquinas têm suas condições vitais acompanhadas em tempo real.

Destaca-se ainda o Laboratório de Análise de Óleo SOS que em 2010 bateu a marca histórica de mais de 34.000 amostras realizadas em único mês.

A empresa entende que este vai ser o próximo fator diferenciador em seu mercado. Monitorar equipamentos nos sites dos clientes, quanto à sua utilização e performance operacional. Trata-se aqui do monitoramento de condições dos equipamentos representados. A empresa acredita que desta forma mantém-se na direção de sua missão, seu legado, de “Integrar soluções para o desenvolvimento sustentável”.

[themoneytizer id=24055-20]

História

A trajetória da Sotreq iniciou em 1941, quando a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. (Sotreq) e a Caterpillar firmaram um contrato que valia para o Distrito Federal e os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No início, além de tratores e moto escrêiperes CAT, a empresa vendia cabos de aço, guinchos, guindast
es, dragas, barcaças, locomotivas, tratores agrícolas de rodas, caminhões e trailers. Os primeiros 21 funcionários se instalaram em um escritório no Centro do Rio.

A sede definitiva foi inaugurada em 1949, na Avenida Brasil, principal eixo de saída e chegada do Rio de Janeiro.

Na esteira da ampliação de suas atividades, a Sotreq passou a atuar nos Estados de Minas Gerais, Pará, o então território do Amapá, Goiás e Tocantins.

Em 2001, passou a revender produtos, serviços e sistemas Caterpillar em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima.

Um ano depois, com a criação da Somov, foi então constituído o Grupo Sotreq, que hoje congrega a Sotreq, Somov, MDPower (2006), Soimpex (2007) e, mais recentemente, SEM.