Mineradora doou duas lanchas para o Grupo Escoteiro Jacuí e Bombeiros Voluntários, que atuam em projetos de preservação ambiental na região
Mineradora desenvolve diversas ações ligadas ao meio ambiente e disponibiliza cerca de 100 estudos sobre o tema em seu site
Há mais de 30 anos operando no setor de areia no Rio Grande do Sul, a Somar recebeu no ano passado uma certificação ainda rara no segmento em que atua: a ISO 14001, conferida pelo Inmetro e pela britânica UKAS – United KingdomAccreditation Service. Outra conquista, obtida no mesmo período, foi a ISO 9001, também assinada pelas duas instituições. As certificações foram auditadas pela Bureau Veritas.
A mineradora disponibiliza em seu site cerca de 100 estudos técnicos sobre as áreas de influência direta e indireta de suas operações, desenvolvidos por equipes da Somar, consultores e universidades, como os de levantamento da mata ciliar, o monitoramento da ictiofauna e o monitoramento da fauna pulmonada.
Para manter os padrões de operação, a mineradora mantém fiscalização permanente, 24 horas por dia, equipe especializada e lanchas cabinadas, que percorrem os mais de 20 km da sua jazida. Também destaque para as muitas premiações nacionais e internacionais, com ênfase para os três prêmios internacionais da Latin American QualityInstitute e o Selo Verde Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental, respeitado reconhecimento entregue à mineradora em dois anos consecutivos (2014/2015) pelo Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes.
Entre as ações ambientais desenvolvidas pela mineradora está o Projeto Elo Verde, uma parceria com o Comitê da Bacia do Baixo Jacuí para o replantio da mata nativa nas regiões ribeirinhas dos 40 municípios que integram a bacia hidrográfica. Na área de educação ambiental, a mineradora desenvolve o Projeto Margens Vivas, um estímulo a conscientização ambiental e ao plantio de mudas nativas em áreas públicas e mata ciliar na região do Rio Jacuí, Charqueadas e São Jerônimo. A iniciativa também já possibilitou a criação do primeiro arboreto didático do País em uma escola, feito pelos alunos do Instituto Estadual de Educação São Jerônimo. Em 2015, doou duas lanchas voadeiras para instituições de grande importância social para a população de cidades banhadas pelo Rio Jacuí e arredores: o Grupo Escoteiro Jacuí e Bombeiros Voluntários.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários