A complexidade do gerenciamento de informações ambientais, como resíduos, emissões atmosféricas, ruídos, água, e dos processos de licenciamento socioambiental de empreendimentos, envolve um grande número de parâmetros a serem controlados, sendo importante a necessidade da implantação de uma solução integrada de gestão de processos, que integre as áreas financeira, técnica, operação, suporte e compras.

Aresolução do Banco Central – BACEN 4.327– dispõe que as instituições financeiras devem implantar um Plano de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), que promova o gerenciamento socioambiental das instituições, através de sistemas, rotinas e procedimentos que possibilitem identificar, classificar, avaliar, monitorar, mitigar e controlar o risco presente nas atividades e nas operações da instituição.

Pensando nisso, aThreetekdesenvolveu as soluções Siggame Sigeprol – Sistema Integrado Geográfico de Gestão Ambiental e de Processos de Licenciamento, que atendem a todas as referidas ações, bem como ao PRSA, requerido pelas instituições financeiras.

O Siggam permite ao usuário visualizar, inserir e atualizar as informações de medições ambientais relacionadas à ruídos, qualidade da água, emissões atmosféricas, além da gestão e descarte de resíduos. Todas as etapas podem ser realizadas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, seja um laptop, tablet ou smartphone, através da interface com o Siggam.

Já o Sigeprol é um sistema integrado que permite implementar estratégias de acompanhamento e gestão de processos de licenciamento ambiental, bem como as necessidades de gestão oriundas das licenças de operação. O Sigeprol aborda a conformidade regulatória e ajuda a identificar, gerenciar e mitigar os riscos inerentes aos processos de licenciamento de maneira otimizada, reunindo em um só ambiente diversas funcionalidades.

A empresa tem trabalhado parceria com empresas de consultoria, no desenvolvimento conjunto da abordagem destas soluções, buscando a otimização de investimentos e reduções de custos no processo de obtenção, renovação, manutenção e gestão de todo o licenciamento socioambiental.

Fonte: Redação MM