Líder global em soluções de eficiência energética, digitalização e sustentabilidade, a Schneider Electric apresentou suas mais recentes inovações voltadas para o setor da mineração. Com uma abordagem que integra todas as fases do processo, a empresa mostrou as tecnologias durante a EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, realizada em Belo Horizonte.

Com um portfólio voltado para flexibilidade, autonomia e ganhos em eficiência operacional, a Schneider Electric oferece uma solução completa, desde a fase inicial de desenvolvimento de projetos até a automação de sistemas elétricos e processos, culminando em uma plataforma de gestão integrada que é referência no mercado. “Nossa proposta é entregar uma solução que vai desde o conceito inicial do projeto até a gestão da planta, cobrindo todos os aspectos necessários para a eficiência operacional e sustentabilidade,” explica Bruno Daher, líder do segmento de mineração da Schneider Electric.

Uma das grandes novidades apresentadas na Exposibram 2024 foi o EcoStruxure Automation Expert (EAE), um software que promove a automação de processos ao eliminar a dependência de hardware específico. “Com o EAE, as mineradoras ganham mais flexibilidade e autonomia, já que a solução não está vinculada apenas ao nosso hardware. É uma solução agnóstica, certificada pela Universal Automation, permitindo que nossos clientes escolham os melhores equipamentos no mercado, sem ficarem presos a um fornecedor específico,” explica Daher.

Essa inovação já está implantada em mineradoras de médio e grande porte, com resultados comprovados de eficiência. 

O principal benefício do EcoStruxure Automation Expert é a independência de hardware, o que permite às empresas uma gestão mais eficiente de seus estoques e maior autonomia na escolha de fornecedores de equipamentos. “As mineradoras não precisam mais depender de uma solução que exija componentes exclusivos. Isso resulta em uma gestão de estoque mais simples e uma operação mais ágil,” ressalta Bruno Daher.